Saúde

Governo cria rede para melhorar respostas a emergências em saúde

Portaria está no Diário Oficial desta quarta-feira

Divulgação

O Ministério da Saúde publicou, no Diário Oficial da União de hoje (4), portaria que institui a Rede de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sistema Único de Saúde (Rede Vigiar-SUS), no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica.

A criação da rede tem por finalidade “aprimorar a capacidade de preparação e resposta do país às emergências em saúde”.

A Portaria nº 1.802 apresenta objetivos e diretrizes da rede, bem como seus integrantes, competências e as responsabilidades que a União, os estados e municípios têm para sua operacionalização.

Entre os objetivos da rede está o de fomentar a ampliação da estrutura de vigilância, alerta e resposta às emergências em saúde pública no Sistema Único de Saúde (SUS); fortalecer a capacidade de vigilância, alerta e respostas às emergências em saúde pública; estabelecer estratégias de resposta coordenada às emergências no setor, em articulação com estados, municípios e o Distrito Federal; realizar detecção oportuna de mudanças no cenário epidemiológico, com alerta imediato às instâncias de gestão do SUS; e garantir a articulação e integração das ações de vigilância, alerta e resposta às emergências em saúde pública em instituições públicas e privadas.

São também objetivos da rede promover ações oportunas para interromper, mitigar ou minimizar os efeitos de surtos, epidemias e pandemias na saúde da população; desenvolver ações intersetoriais de prevenção e redução de danos causados por surtos, epidemias e pandemias; monitorar e avaliar as ações de vigilância, alerta e resposta às emergências em saúde púbica; e avaliar os potenciais impactos da saúde humana, decorrentes de emergências em saúde pública, para o bem-estar da população.

Por intermédio do Ministério da Saúde, caberá à União apoiar a implementação, o incentivo financeiro, monitoramento e a avaliação da Rede em todo o território nacional. Aos estados e municípios caberá implementar e apoiar a execução dessas atividades em suas jurisdições.

A Rede Vigiar-SUS terá, como componentes, os centros de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), a Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (Renaveh), a Rede Nacional de Serviços de Verificação de Óbito (RNSVO); e as equipes de Pronta Resposta do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS).

Com informações da Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Criciúma vence o Botafogo-SP por 2 a 0, quebra recorde de público e fica perto da Série A

Zagueiro capitão Rodrigo abriu o placar para o Tigre na vitória sobre o time paulista.

Bom Jardim da Serra sedia gravações de “Minha Vida com Shurastey”

Moradores aproveitaram para fazer registros da produção e fotos com o ator Nicolas Prattes, protagonista da história que celebra a amizade e a jornada de Jesse Koz e Shurastey.

“Agora vou torcer para o Tigre, em busca do acesso. Dá-lhe meu Tigrão”, diz Mineirinho após vencer etapa em Florianópolis

Mineirinho estará torcendo pelo Criciúma no estádio Heriberto Hülse

Tigre: sete titulares pendurados acendem alerta para decisão contra o Botafogo-SP

Com a pressão da tabela aumentando, o clube precisa lidar com o risco de desfalques importantes justamente na fase mais decisiva da competição.