Educação

Governo de Criciúma garante o Piso Nacional do Magistério aos professores

Foto: Divulgação / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

Foto: Divulgação / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

Foram mais de dois meses de negociação. Depois de muito diálogo, o Governo de Criciúma e os servidores municipais entraram num consenso. A assembleia geral foi realizada na noite desta quarta-feira (14).

Para os professores da rede de ensino, por exemplo, foi definido o cumprimento do piso nacional. “Hoje é a principal polêmica na categoria e nós vamos cumprir a determinação do Ministério da Educação. Todos os professores da rede municipal de ensino vão receber o piso nacional, essa era nossa preocupação. Isso é a valorização desses profissionais”, comenta o prefeito, Márcio Búrigo. “Nós cumprimos a lei”, destaca.

Os professores vão ter o incremento de 9%, retroativos a janeiro. E, até o mês de outubro, o aumento ultrapassa os 13%.

Para os demais servidores municipais foi definido um aumento de 9%. "Estou satisfeito com o resultado final das negociações. Conseguimos dar um bom encaminhamento para a situação e definimos, inclusive, o acordo para o próximo ano. Já acertamos o reajuste para 2016", frisa o prefeito.

Está definido que, para o próximo ano, o incremento aos professores continua seguindo o Piso Nacional do Magistério. Aos demais servidores, em 2016, o aumento vai seguir o INPC, mais 1% de ganho real.

Para a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Criciúma e Região, a proposta final demonstra a preocupação que o Governo Municipal tem em atender as reivindicações dos servidores.

“Começamos o diálogo em abril e o avanço nas negociações fica nítida nos números finais da proposta da Prefeitura de Criciúma. Nossa lista de reivindicações tinha 53 itens, o governo conseguiu atender boa parte delas”, comenta Bárbara Teixeira Righetto.

“Numa negociação como essa, ambas as partes têm que ceder. Entendemos as dificuldades do governo nesse momento e por isso aceitamos a proposta. A nós cabe ter paciência, em pouco tempo os valores vão estar de acordo com aquilo que planejamos, é o avanço da nossa categoria”, completa.   

Maria das Dores Argente Vieira é professora aposentada do município, ela destaca que o acordo mostra que Governo de Criciúma valoriza a profissão. “Nós estamos satisfeitos com o que nos foi apresentado. Algumas de nossas reivindicações não foram atendidas, mas nós soubemos entender que a administração também tem algumas limitações. Ambas as partes souberam ceder. O aumento vai ser aplicado na carreira do professor, esse é fator mais importante. É a valorização da história profissional do servidor, é o reconhecimento da nossa dedicação nas salas de aula”, destaca a professora.      

O acordo foi mediado entre secretária de administração, Dalvania Cardoso, o secretário de planejamento e desenvolvimento econômico, Jader Westrüp, a secretária de educação, Rose Margarete Reynauld, além dos representantes do Sindicato dos Servidores Municipais.

“O acordo foi feito em cima de muito planejamento. Não tomamos nenhuma decisão precipitada e nossa preocupação era construir uma proposta que ficasse interessante para o Governo de Criciúma, dentro das atuais possibilidades e também para os nossos colaboradores. Ouvimos as reinvindicações da categoria, abrimos os nossos números e colocamos algumas condições, sempre pensando na população evitando paralizações e greves, que geram transtornos. Com muito diálogo, chegamos a uma proposta final acatada por todos”, explica Dalvania.     

“Estamos satisfeitos. O acordo traz resultados positivos não apenas para os servidores, mas também para toda a população, que não corre o risco de sofrer com as consequências de uma possível paralização nas atividades do governo. Governo e Sindicato vão cumprir o acordo”, enaltece a presidente, Bárbara. “Criciúma valoriza os profissionais e a educação, cumpre com o que determinada a legislação”, complementa.

Colaboração: Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma