Geral

Governo de Criciúma reúne representantes da rede hoteleira da região

Foto: Neka Dal Pont

Foto: Neka Dal Pont

A partir do próximo sábado Criciúma é o palco de uma grande competição esportiva estadual. A cidade se prepara para receber a 8ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade – JASTI. Durante os cinco dias de evento, devem passar por Criciúma quase três mil idosos, acima dos 60 anos. Criciúma, aos poucos, começa a respirar o esporte. Quem aguarda ansioso pelas delegações são os hotéis, bares e restaurantes de toda a região. A rede hoteleira, por exemplo, está com 100% de sua capacidade preenchida, não há mais leitos disponíveis. Na manhã desta quarta-feira (13), o prefeito reuniu alguns representantes desses estabelecimentos para repassar algumas orientações.

“Precisamos receber bem esses turistas-atletas. Os jogos da terceira idade tem uma característica diferente de qualquer outro evento esportivo que Criciúma já recebeu. Os participantes do evento são idosos, na maior parte aposentados, com bom poder aquisitivo. Muito mais do que a competição, esses visitantes vêm pelo passeio e vão gastar. Sem dúvida, será um incremento na economia do nosso município”, explica o prefeito Márcio Búrigo. “E por isso precisamos receber bem todos esses idosos”, completa.

No encontro dessa manhã o prefeito pediu que todos deem uma atenção especial para esses turistas. Aos empresários e representantes dos hotéis, bares e restaurantes da região a Comissão Organizadora dos Jogos vai distribuir folder com informações úteis sobre Criciúma e também com orientações sobre pontos turísticos e ainda dicas gastronômicas da região. A ideia é que esse material seja repassado aos participantes dos jogos que visitam seus respectivos estabelecimentos comerciais.

A AFASC, instituição que é parceira na organização do evento, destaca ainda a importância de o cidadão criciumense receber bem os visitantes. “Os idosos que participam costumam ser pessoas de alto astral, mas tem suas limitações. Durante a competição a circulação dos ônibus vai aumentar, o movimento na área central também, podemos ter alguns transtornos. Mas precisamos ter paciência e, acima de tudo, prestar informações com qualidade e tratando eles da melhor maneira possível, afirma a presidente da Afasc, Bebel Búrigo.

Os donos de hotéis já comemoram o sucesso do evento. Quase 100% de suas capacidades estão lotadas. “Podemos dizer que esse evento se consolidou como o melhor para os hotéis. Não temos mais leitos. Diferente de jovens atletas, o idoso não quer passar trabalho. Ele quer descanso, por isso procura um bom hotel, com uma boa cama e um chuveiro quente. De todos os eventos que Criciúma sediou, esse, sem dúvidas, movimentou o município economicamente”, frisa Valdemir Pereira, proprietário de um hotel na região.

Para a gerente comercial de um hotel no Centro de Criciúma, o bom atendimento durante os jogos pode ser uma garantia para um retorno a cidade. “Vamos dar uma atenção especial para todos os nossos hóspedes, que estarão na competição. Sabemos que é um público que viaja muito. Se forem bem atendidos, podem retornar num futuro com suas famílias para conhecerem ainda mais a nossa cidade”, destaca Cleide Telles.

Os idosos atletas começam a chegar em Criciúma já na sexta-feira (15). Ao todo são 178 municípios participando da 8ª edição dos Jogos Abertos da Terceira Idade. Alguns optaram por alojamentos ou pousadas alternativas em casas de famílias criciumenses. “Precisamos, acima de tudo, estarmos preparados para receber todos os visitantes. Tenho certeza que com a hospitalidade do povo criciumense, muito em breve, todos esses idosos vão voltar para Criciúma mais de uma vez”, enfatiza o prefeito, Márcio Búrigo. 

Colaboração: Ioton Neto/Comunicação PMC