Saúde

Governo de Lauro Müller apresenta Plano de Contingência para casos de emergências no município

Foto: Divulgação / Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Profissionais da área da saúde de municípios da região, lideranças do município de Lauro Müller estiveram reunidos na tarde dessa quinta-feira (13), para o lançamento do Plano de Contingência para Saúde Pública e Acidentes com Produtos Perigosos.

Previamente elaborado, com exclusividade para o município, o plano serve para orientar as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco, caso o evento venha a se concretizar. O plano define as ações a serem desenvolvidas em uma região para atender as emergências e as responsabilidades incumbidas a cada um dos órgãos que participam dessa estratégia nos âmbitos municipal, estadual e federal.

O documento foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária do município. No plano estão contidas informações sobre as características da área e sistemas envolvidos. “Seu intuito principal é treinar, organizar, orientar, facilitar, agilizar e uniformizar as ações necessárias às respostas de controle e situações anormais. Destina-se também a estabelecer subsídios e definir responsabilidades no enfrentamento de eventos adversos como inundações graduais, inundações bruscas e enchentes”, explicou José dos Passos Ceron, técnico em Vigilância e Saúde do Município.

Foto: Divulgação / Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

O documento foi apresentado pelo biólogo da Vigilância Sanitária Estadual, Antonio Anselmo Granzotto, que também explicou como que funciona em caso de alguma eventualidade prevista. O Plano é dividido em dois módulos para Lauro Müller, sendo o primeiro deles para saúde pública, em caso de catástrofes que possam acontecer no município, como enchentes, vendavais, inundações, desmoronamentos e ondas de frio intenso. Já o segundo módulo, é para acidentes com produtos perigosos, como em rodovias, hospitais, postos de combustíveis, empresas de plásticos e oficinas mecânicas.

A Secretária da pasta, Carla Zabotti Dias, comemorou a conquista, pois Lauro Müller foi o primeiro município da Região Carbonífera a apresentar o plano. “Com este plano em mãos vamos poder dar uma resposta rápida para o atendimento as pessoas em ocasiões especiais. Neste documento está o passo a passo de como agir, como proceder antes, durante e pós evento. Isso garante mais segurança e proteção à população”, ressaltou a secretária.

O evento de apresentação aconteceu no auditório do Paço Municipal, onde estiveram presentes também o vice-prefeito Pedro Barp Rodrigues, a secretária de Administração, Ana Rúbia Prestes Cesconetto, além de outros secretários municipais e servidores como o técnico em vigilância e saúde do município, Edson Mazzucco.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Foto: Divulgação / Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Foto: Divulgação / Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Município e HNSC celebram convênio de R$ 1,8 milhão para custeio de atendimentos na emergência

Os recursos serão destinados ao setor de emergência da instituição.

Projeto Educanvisa promove saúde em escolas da rede municipal de Lauro Müller

Vigilância Sanitária autua agência bancária por não respeitar normas devido à Covid-19

O grande número de pessoas em uma agência bancária de Morro da Fumaça chamou atenção nesta quinta-feira (30)

Secretaria da Saúde desmente notícias falsas sobre casos de coronavírus no Norte de SC

Informações da doença na cidade de São Ludgero também são falsas. Nenhum caso foi confirmado em Santa Catarina.