Poder Executivo

Governo de Lauro Müller fortalece agricultura familiar e incentiva compras pelo Pnae

Foto: Comunicação Prefeitura Lauro Müller

Valorizar cada vez mais os agricultores familiares e aquecer a economia local. Este tem sido um dos principais objetivos de trabalho da Secretaria Municipal de Agricultura de Lauro Müller, que busca por meio dos agricultores familiares fortalecer o setor. Nessa quinta-feira (25), os produtores que participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar – Pnae foram reunidos para discutir os trabalhos para este primeiro semestre de 2018.

O encontro contou com a participação do prefeito Valdir Fontanella e dos secretários municipais, de Agricultura e Educação, Acione Andrade Izidoro e Heloisa Gonçalves Ribeiro Fotanella, respectivamente.

Somente em 2017 o município comprou 46% dos produtos diretamente dos agricultores locais, o que representa 16% acima do determinado pela legislação. “Nosso compromisso é aumentar ainda mais. Estamos trabalhando para diversificar os alimentos fornecidos por nossos produtores. Para este ano a grande novidade serão as carnes bovina e suína, que poderão ser comercializadas também ao município, sempre seguindo o que determina as leis sanitárias”, registrou o secretário de Agricultura do município.

Segundo Acione, a Secretaria irá investir neste ano para que o setor fique cada vez mais fortalecido. Para isso, serão investidos em apoio técnico para os produtores, sendo que será disponibilizado um profissional, na área de agronomia para dar todo suporte necessário. Além disso, haverá aumento no incentivo para que agricultores invistam na criação de peixes, fortalecendo o setor da piscicultura no município. E aprimorar as propriedades produtoras de leite, como trabalhar o melhoramento da pastagem.

Conforme a secretária de Educação, a compra direta garante produtos frescos e orgânicos no cardápio servido aos alunos da rede municipal da educação. “Nossa nutricionista juntamente como nossas merendeiras têm criado receitas utilizando esses produtos locais, influenciando inclusive nos hábitos alimentares dos estudantes. Eles são incentivados a consumir porções diárias de legumes, verduras e frutas, gosto alimentar que estão levando para casa”, destacou Heloisa.

Segundo o prefeito Valdir Fontanella, para os agricultores é uma garantia a mais de renda para a família. Eles conseguem oferecer melhores preços, já que fazem a venda e entrega direta, sem a figura do atravessador, que fica com grande parte dos lucros.

“São trabalhos iniciamos já no ano passado e iremos aprimorar ao longo deste ano . Nosso objetivo é aumentar ainda mais o índice de compras pelo Pnae. Sabemos o quanto isso representa para nossos produtores. Isso faz com que o dinheiro circule mais dentro do nosso município. No que depender da nossa equipe, faremos o melhor para fortalecer este setor cada vez mais”, destacou o prefeito.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

Foto: Comunicação Prefeitura Lauro Müller

Notícias Relacionadas

Jovens e mulheres terão prioridade na liberação de recursos dos Programas da Secretaria da Agricultura de SC

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, em Santa Catarina são quase 170 mil agricultoras e mais de 6,9 mil propriedades rurais administradas por jovens.

AgroPonte 2018: Turismo rural integra comunidade com a natureza no Sul catarinense

Na 8ª edição AgroPonte serão apresentadas as novidades do Rotas do Aguaí, o principal roteiro deste segmento na região.

Secretaria da Agricultura cria novos programas de apoio para produtores rurais atingidos por fenômenos climáticos extremos

A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural terá dois novos projetos especiais com financiamentos sem juros, além de mudanças em duas linhas de apoio já existentes.

Projeto de educação sanitária é desenvolvido em escola do interior de Orleans