Saúde

Governo de Lauro Müller inicia campanha de prevenção ao suicídio

Governo de Lauro Müller inicia campanha de prevenção ao suicídio

Fotos: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

A Secretaria de Saúde de Lauro Müller, por meio do Centro de atenção Psicossocial – CAPS do município, oficializou nessa terça-feira (12) o lançamento da campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, denominada de Setembro Amarelo. O objetivo é alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo.

Na oportunidade, a secretária de saúde, Carla Zabotti Dias, ao lado de pacientes e da coordenadora do Caps, Rosimeri Candido, oficializou o início do trabalho de conscientização. Vestidos com a camiseta da campanha, o grupo fez a plantação simbólica de uma muda de ipê amarelo, próximo a unidade do Caps. A ação, que representa vidas que podem ser salvas, será executada também em diferentes pontos do município, onde as praças públicas também serão contempladas.

“Preocupados com esse importante tema de saúde pública, organizamos esta série de ações na perspectiva de que é possível prevenir esse problema, com o apoio de profissionais da saúde, de todos os níveis de atenção, que estejam aptos a reconhecer os seus fatores de risco. Todos os anos são registrados mais de 12 mil suicídios no Brasil”, registrou Rosimeri.

O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a mobilização acontece durante todo o mês setembro. “Realizaremos ações de conscientização como nos comércios e estabelecimentos públicos, bem como na rede de serviços de saúde, campanhas nos veículos de comunicação de forma a chamar a atenção da população para este problema tão preocupante”, reforçou a coordenadora.

O impacto dos números – Segundo dados da ABP, mais de 1 milhão pessoas morrem por suicídio a cada ano em todo o mundo, o que equivale a uma morte a cada 40 segundos. A cada três segundos, uma pessoa atenta contra a própria vida. Por isso, milhões de pessoas são afetadas por casos de suicídio a cada ano, incluindo o luto.

Prevenção – Algumas medidas eficazes para a prevenção já são evidenciadas, como o treinamento de médicos para identificar e tratar corretamente episódios de depressão, a restrição ao acesso a meios letais (armas de fogo, venenos, medicações potencialmente letais, acesso a locais de onde o indivíduo pode se jogar) e o tratamento/acompanhamento de paciente após alta hospitalar de internação ou atendimento em Centro de Atenção Psicossocial – CAPS- devido a tentativa de suicídio.

Colaboração: Comunicação Governo do Município de Lauro Müller

  • IMG_1337
  • IMG_1344
  • IMG_1346

Notícias Relacionadas

Prevenção ao suicídio e violência contra a mulher em debate na Câmara de Orleans

Setembro Amarelo: Secretaria de Saúde de Içara realiza atividades na Librelato

Colaboradores receberam orientações sobre o mês de valorização da vida

Braço do Norte contará com programa Reciclando Medicamentos

Estudantes de Psicologia da Esucri realizam atividade em alusão ao Setembro Amarelo

Ação aconteceu na noite dessa terça-feira, nas Faculdades Esucri.