Geral

Governo de Lauro Müller inicia serviços para construção de laticínio da Cooper-Agroserra

Os serviços de terraplanagem iniciaram na primeira hora da manhã deste sábado

Dia 14 de setembro de 2013. Uma data que certamente ficará na história do município de Lauro Müller. Trata-se do dia em que foram iniciados os serviços de terraplanagem do terreno, onde será construído o primeiro pavilhão da Agroindústria de Laticínios da Cooperativa Agropecuária Serra do Rio do Rastro – Cooper-Agroserra.

Lideranças do município, entre elas o prefeito Fabrício Kusmin Alves, o secretário de Agricultura, Eliandro Bett Giongo, o presidente da Cooper-Agroserra, Anderson da Rosa, além de outros secretários municipais, vereadores e agricultores do município, se fizeram presentes neste sábado no terreno, localizado no Distrito de Barro Branco, para acompanhar o início dos serviços.

Localizado em um local bastante privilegiado, próximo a SC-446, o terreno propicia uma visão única dos aparatos das serra geral. A aérea possui cerca de dois hectares e é fruto de uma doação feita pelo secretário de Administração do município, Eduardo Bett, que foi enaltecido pelas autoridades presentes por sua atitude de grandeza, visando cooperar com o desenvolvimento do município.

Inicialmente, o projeto de construção do laticínio seria na localidade do Quilômetro Cento e Sete, porém após análise aprofundada feita por técnicos do Governo do Estado constatou-se a necessidade de mudar o local.

Para iniciar os trabalhos, uma escavadeira hidráulica, uma retroescavadeira e três caminhões foram utilizados neste primeiro dia. A expectativa é de que em três semanas todo o terreno já esteja preparado para o início das obras.

De acordo com o presidente do Cooper-Agroserra, este momento é mais que especial para todo o município, pois o futuro laticínio vai contribuir diretamente para o fortalecimento da economia local. “Hoje, posso dizer que o sonho de nossos agricultores começou a ser realizado e que a expectativa por dias melhores aumenta cada vez mais, pois temos uma administração que se preocupa com a qualidade de vida de nossa população”, destacou Rosa.

Quem esteve presente no local pode perceber a alegria do prefeito Fabrício, que viu seu antigo sonho começar a ser colocado em prática. “Este projeto começou a ser discutido em 2005, quando eu ainda era responsável pela Secretaria de Agricultura. A ideia ficou esquecida por vários anos, mas eu nunca havia perdido a esperança, pois sabia que um dia isso seria possível de se realizar. É um momento muito importante para o nosso município, pois acredito que este laticínio será uma referência para toda região Sul”, comemorou o prefeito, que agradeceu a colaboração de todos que apostam nesta ideia, em especial ao deputado Federal Jorge Boeira, que disponibilizou R$ 800 mil para construção e aquisição de equipamentos do futuro laticínio.

Para comemorar o início dos trabalhos os integrantes da Cooper-Agroserra prepararam, com o apoio de agricultores, um costelaço a fogo de chão, que foi servido a todos que estiveram presentes.

Licitações seguem em andamento

Paralelo aos serviços de terraplanagem, a equipe administrativa já trabalha nos processos licitatórios para definir a empresa que fará a construção do primeiro pavilhão, que irá possuir mais de um mil metros quadrados, e para a compra dos primeiros equipamentos que serão instalados no laticínio.

Vice-prefeito impossibilitado de participar

O vice-prefeito, Ramiris Fontanella, se recupera de uma cirurgia, a qual foi submetido há pouco mais de uma semana, deixando-o impossibilitado de se fazer presente no local. Fontanella passou pelo procedimento de retirada dos pontos nessa sexta-feira (13) e o pedido dos médicos é para que ele permaneça somente em casa, devido ao grande risco de infecção. "Não pude estar presente, mas estou sempre ao lado de todos os agricultores e de outras pessoas que, assim como eu, vislumbram o futuro de nossa terra. Iniciamos um grande projeto, certamente, aquele que vai fazer a diferença no setor agrícola do município, tudo o que o agricultor produzir poderá ser comercializado pela cooperativa, contribuindo e fortalecendo cada vez nosso município", declarou o vice-prefeito, que encerrou pedindo desculpas à população por não poder se fazer presente.

[soliloquy id=”39338″]