Geral

Governo de SC anuncia que Serra do Rio do Rastro será revitalizada

Obras de melhorias devem trazer mais segurança para os visitantes

A Serra do Rio do Rastro, entre os município de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, um dos cartões postais de Santa Catarina deverá passar por uma revitalização. O local que recebe cerca de 200 mil visitantes por ano irá ganhar uma nova iluminação, deck e melhorias no guard-rail da estrada.

Segundo a secretária da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Joaquim, Solange Scortegagna Pagani, o projeto de revitalização da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de SC, trará mais segurança ao local. O projeto arquitetônico de revitalização do mirante principal, de acordo com o secretário da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte de SC, Beto Martins, ainda está em elaboração e terá recursos garantidos para a obra.

Antes disso serão investidos cerca de R$ 200 mil, na instalação de um relógio com termômetro e um mastro no mirante principal e a construção de um deck para observação. Os recursos da Secretaria de Turismo já foram descentralizados para a SDR de São Joaquim.

Nesta fase deverá ser instalado nos próximos 60 dias um relógio com termômetro no topo do mirante principal da Serra, que fica a 1.400 metros de altura, no município de Bom Jardim da Serra.

De acordo com o presidente do Conselho Estadual de Turismo, Ivan Cascaes, a estrutura, similar aos relógios instalados na Avenida Beira-Mar, em Florianópolis, será instalada no mesmo local do antigo relógio que foi danificado.

Ainda no mirante será instalado, em um prazo de 120 dias, um mastro de 30 metros para a colocação da bandeira do Brasil.

O deck de madeira para observação e garantir que os visitantes possam fazer bons registros fotográficos com segurança, será instalado na curva do poste 55 da Serra. Todos os postes da rodovia são identificados com números na cor laranja. Segundo o Diário Catarinense, após a publicação do edital, que está em fase de elaboração e ainda não há data para publicação, a obra deverá ficar pronta em 150 dias.

Segundo Martins, devem ser investidos também cerca de R$ 800 mil, recursos provenientes do Funturismo e do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), na iluminação e monitoramento com câmeras da rodovia.

— A ideia é utilizarmos lâmpadas de LED no local e facilitar que os usuários possam ver online como está a movimentação e condições da pista — destaca Martins.