Saúde

Governo de SC notifica hospitais por desativação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19

MPSC dá prazo de 48 horas para governo transferir pacientes com Covid-19 que estão internados na UTI do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.

Divulgação

O governo de Santa Catarina anunciou na manhã desta sexta-feira (20) que notificou hospitais de por conta da desativação de 232 leitos exclusivos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), um levantamento feito pelo Executivo mostrou que o déficit chega a 17,4% no número de unidades no Estado.

O comunicado ocorreu após a Justiça determinar o prazo de 48 horas para que o governo fala o remanejamento de pacientes do Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Na tarde de quinta-feira (19), a unidade de saúde chegou a 100% de lotação. O pedido foi feito pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Na Foz do Rio Itajaí, região que integra a cidade de Balneário Camboriú, o Estado afirma que há déficit de 11,8%. O número corresponde a 16 leitos.

Nesta manhã, o governo afirmou que não sabe o motivo da desativação dos leitos, já que o funcionamento foi garantido há cerca de duas semanas por meio das portarias número 1666 e 774.

Em nota, a SES garantiu que as unidades de saúde estão recebendo os recursos do teto máximo da Política Hospitalar Catarinense. Outros recursos do governo federal somam R$ 72,4 milhões, afirmou a pasta.

Oeste catarinense

No Oeste do Estado, a preocupação no combate a pandemia também é com relação aos leitos exclusivos para Covid-19. Manifestos foram enviados ao governo pedindo agilidade e rapidez junto ao Ministério da Saúde. Apenas cinco novos leitos foram habilitados no Hospital Regional (HRO).

Em Chapecó, nesta sexta-feira estão internados na UTI 31 pessoas. Ao menos 28 estão no HRO que tem 40 leitos exclusivos para Covid-19. No município, há 829 casos ativos.

Com informações do G1 Santa Catarina

Notícias Relacionadas

Pesquisa aponta aumento de casos de covid em 1.217 cidades esta semana

O número corresponde a 33,9% das 3.591 prefeituras ouvidas

Governo de SC vai prorrogar estado de calamidade pública até 30 de setembro

Com a medida, o Estado fica desobrigado de cumprir algumas metas fiscais, o que facilita o combate ao vírus

Santa Catarina avança na certificação de propriedades livres de brucelose e tuberculose

A intenção da Secretaria da Agricultura é ampliar o número de certificações, para que esse seja mais um diferencial competitivo do agronegócio catarinense

Governo do Estado abre licitação para elaboração de estudo para criação de rodovia alternativa à BR-101 Norte

A empresa que for selecionada na licitação terá seis meses para executar um estudo identificando onde poderá passar essa nova rodovia