Saúde

Governo de SC notifica hospitais por desativação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19

MPSC dá prazo de 48 horas para governo transferir pacientes com Covid-19 que estão internados na UTI do Hospital Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú.

Divulgação

O governo de Santa Catarina anunciou na manhã desta sexta-feira (20) que notificou hospitais de por conta da desativação de 232 leitos exclusivos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), um levantamento feito pelo Executivo mostrou que o déficit chega a 17,4% no número de unidades no Estado.

O comunicado ocorreu após a Justiça determinar o prazo de 48 horas para que o governo fala o remanejamento de pacientes do Hospital Municipal Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. Na tarde de quinta-feira (19), a unidade de saúde chegou a 100% de lotação. O pedido foi feito pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Na Foz do Rio Itajaí, região que integra a cidade de Balneário Camboriú, o Estado afirma que há déficit de 11,8%. O número corresponde a 16 leitos.

Nesta manhã, o governo afirmou que não sabe o motivo da desativação dos leitos, já que o funcionamento foi garantido há cerca de duas semanas por meio das portarias número 1666 e 774.

Em nota, a SES garantiu que as unidades de saúde estão recebendo os recursos do teto máximo da Política Hospitalar Catarinense. Outros recursos do governo federal somam R$ 72,4 milhões, afirmou a pasta.

Oeste catarinense

No Oeste do Estado, a preocupação no combate a pandemia também é com relação aos leitos exclusivos para Covid-19. Manifestos foram enviados ao governo pedindo agilidade e rapidez junto ao Ministério da Saúde. Apenas cinco novos leitos foram habilitados no Hospital Regional (HRO).

Em Chapecó, nesta sexta-feira estão internados na UTI 31 pessoas. Ao menos 28 estão no HRO que tem 40 leitos exclusivos para Covid-19. No município, há 829 casos ativos.

Com informações do G1 Santa Catarina

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.