Saúde

Governo de SC planeja implantar vacina da Pfizer em todo Estado

Segundo o superintendente em vigilância em saúde, Eduardo Macário, há a possibilidade de que ao menos quatro regionais recebam freezers para armazenamento das doses

Divulgação

Nos próximos dias, Santa Catarina receberá a primeira remessa da vacina da Pfizer, mais um imunizante importante para o combate da Covid-19. Neste primeiro momento, porém, Florianópolis, será a única cidade que receberá as doses, já que, segundo o Ministério da Saúde, ela conta com a estrutura ideal para o armazenamento.

Mas, a Secretaria de Estado da Saúde, já planeja alternativas para que a vacina possa ser utilizada também em outros municípios catarinenses, segundo o superintendente da vigilância em saúde, Eduardo Macário.

Diferente da Coronavac, por exemplo, a vacina da Pfizer precisa ser armazenada em ultrafreezers de até -70º. Por isso, a SES vem estudando a possível aquisição desses equipamentos para serem distribuídos nas regionais de saúde.

“Já temos a sinalização de receber freezers para que a gente possa distribuir e abastecer as regiões da Grande Florianópolis, Nordeste, Sul e o Oeste do Estado com a vacina da Pfizer”, conta Macário.

A expectativa é de que a vacina chegue no dia 2 de maio na capital catarinense. Segundo prefeito Gean Loureiro, além do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canasvieiras, no Norte da Ilha, a vacinação com imunizante da Pfizer ocorrerá no Floripa Shopping, UFSC, antigo aeroporto e Beira-Mar Continental.

O superintende também comentou sobre a inclusão de grávidas no grupo prioritário para recebimento da vacina contra a Covid-19. Ele diz que a recomendação é de que gestantes, que tenham comorbidades, se vacinem.

Já as que fazem parte de outros grupos prioritários, como da educação e saúde, só recebam o imunizante após recomendação médica.

Portaria que fala sobre eventos será finalizada em breve

Macário disse, ainda, que a SES está finalizando a portaria que trará regras para o funcionamento de bares e restaurantes, além da realização de eventos. A previsão é de que o documento seja divulgado até sexta-feira (30).

“Estamos na fase final de análise, sempre atuando para ter ambientes mais seguros, arejados e com distanciamento social. Precisamos que pessoas e empresários entendam que ainda estamos em uma pandemia e precisamos pensar que toda a retomada deve ser feita de forma segura, para que não haja aumento no número de casos”, ressalta.

Com informações do NDMais

Notícias Relacionadas

Rodovias de SC têm pontos de lentidão nesta Quinta-feira Santa

Há congestionamentos em diferentes locais da BR-101, que liga as principais cidades do Litoral do Estado

Prévia da carga tributária cai para 32,44% do PIB em 2023

Isenções sobre combustíveis e abatimentos no IR influenciaram

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Acumulado de casos chega a ser três vezes maior que do ano passado

UniSatc promove bate-papo sobre cyberbullying e fake news

Tema foi abordado com acadêmicos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia de Software e Jornalismo