Geral

Governo de SC vai liberar cirurgias eletivas a partir de sexta

A ideia é iniciar por hospitais que não estão atendendo pacientes Covid-19 e ajudar a minimizar os prejuízos da fila de mais de 95 mil cirurgias a serem realizadas no Estado.

Divulgação/Secom

O governo de Santa Catarina vai liberar a partir desta sexta-feira (14) a realização de cirurgias eletivas nas unidades hospitalares estaduais e filantrópicas. Os procedimentos estão suspensos, com exceção daqueles que têm urgência e emergência, para economizar medicamentos do kit intubação e evitar a ocupação de leitos de UTI. A nova portaria que será publicada nesta quinta (13) vai permitir todos os procedimentos.

O assunto foi tema de uma reunião nesta quarta (12). O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, reuniu-se com representantes da pasta e de hospitais filantrópicos para definir a forma com que os procedimentos vão ser permitidos e confirmou a liberação. O acordo é de que a Secretaria vai repassar aos hospitais a responsabilidade pela decisão de fazer, ou não, cirurgias eletivas.

A principal preocupação é a falta de medicamentos. Segundo a presidente da Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas de SC (Fehosc), Irmã Neusa Luiz, há registro de baixo estoque de remédios do kit intubação, e agora começou a ter registro de falta de antibióticos. O grupo ainda está de olho em uma eventual terceira onda da Covid-19 durante os meses mais críticos do inverno.

A medida beneficia principalmente os pequenos hospitais e os pacientes. As cirurgias eletivas são fonte de financiamento para as unidades filantrópicas e devem ter retorno gradual. A ideia é iniciar por hospitais que não estão atendendo pacientes Covid-19 e ajudar a minimizar os prejuízos da fila de mais de 95 mil cirurgias a serem realizadas no Estado.

Conforme informações da Rede Catarinense de Noticias

Notícias Relacionadas

Coronavírus em SC: Governo do Estado estabelece novas medidas para o transporte aquaviário e comércio de refeições nas rodovias

A comercialização de refeições pode ser feita por restaurantes localizados às margens das estradas e oferecida exclusivamente para profissionais de serviços considerados essenciais pelo Governo do Estado, incluindo nesta categoria os transportadores de carga responsáveis pelo abastecimento e transbordo de insumos da saúde.

Coronavírus em SC: Santa Catarina salta 16 posições e está entre os estados com menor incidência da doença no país

As estratégias de isolamento social e combate ao coronavírus levaram Santa Catarina a avançar para posição de destaque nacional no enfrentamento à pandemia.

Governo sanciona Lei que autoriza farmácias e drogarias a receberem denúncias de violência doméstica contra a mulher

Ao receberem a denúncia, os atendentes devem comunicar imediatamente às autoridades competentes

Santa Catarina registra dois novos casos de coronavírus e divulga plano de contingência para enfrentar a doença