Educação

Governo do Estado anuncia maior investimento em transporte escolar da história de SC

Os 66 veículos entregues nesta quinta podem transportar até 59 estudantes sentados e são adaptados para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência

Divulgação

Governo do Estado está investindo R$ 86,4 milhões na aquisição de 300 ônibus para o transporte escolar. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, nesta quinta-feira, 23. Para a primeira entrega, que incluiu 66 ônibus, houve uma solenidade em Palhoça com a presença de prefeitos e autoridades.

“Este ato de entrega dos ônibus simboliza tudo aquilo que temos feito pela educação catarinense, com a ajuda e coordenação do governador Carlos Moisés. Representa a parceria que nós temos com os municípios pela melhoria das condições de estudo do aluno catarinense, pois a educação pública é uma só, não tem rede estadual ou municipal”, afirma Vampiro.

Os 66 veículos entregues nesta quinta podem transportar até 59 estudantes sentados e são adaptados para garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência. O valor de cada ônibus é de R$ 317,9 mil e beneficia tanto estudantes da rede estadual quanto municipal.

Os municípios contemplados nesta primeira entrega são Agrolândia, Agronômica, Alfredo Wagner, Angelina, Anitápolis, Araquari, Araranguá, Aurora, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Biguaçu, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Botuverá, Braço do Norte, Brusque, Canelinha, Cocal do Sul, Dona Emma, Ermo, Garuva, Gaspar, Governador Celso Ramos, Grão Pará, Guabiruba, Ibirama, Içara, Imaruí, Indaial, José Boiteux, Lauro Muller, Lontras, Maracajá, Meleiro, Morro Grande, Nova Trento, Orleans, Penha, Pescaria Brava, Petrolândia, Praia Grande, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Rio Fortuna, Santa Rosa do Sul, São Bonifácio, São Cristóvão do Sul, São Francisco do Sul, São João Batista, São João do Itaperiú, São João do Sul, São Joaquim, Siderópolis, Tijucas, Timbé do Sul, Treviso, Trombudo Central, Turvo, Urubici, Urupema, Urussanga, Vidal Ramos, Vitor Meireles e Witmarsum.

Maior investimento da história

O Governo do Estado adquiriu os 300 veículos com recursos próprios, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), junto ao Programa Caminhos da Escola. O modelo, de acordo com o Ministério da Educação e o Inmetro, é considerado o mais adequado para o transporte dos estudantes do ensino básico.

Os demais ônibus escolares devem ser entregues ao longo do primeiro trimestre de 2022 para que os alunos possam iniciar o ano letivo de forma ainda mais segura e confortável. As próximas entregas também incluirão ônibus com capacidade para 25 e 44 passageiros.

Ao término das entregas, cada um dos municípios catarinenses que participam do convênio com a SED será contemplado com ao menos um veículo de transporte escolar. O investimento deve beneficiar cerca de 140 mil estudantes da rede estadual, sem contar alunos matriculados em unidades da rede municipal.

Valério Moretti, prefeito da cidade de Treviso, agradeceu o Governo de Santa Catarina pelos investimentos em educação, feitos no município. “Treviso é o menor município da Amrec, mas está recebendo um valor que vai ficar na história. Temos uma escola estadual e três municipais. É um grande prazer estar aqui recebendo este ônibus escolar.”

Parceria entre Estado e municípios

O transporte escolar de estudantes catarinenses é executado em uma parceria entre a SED, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime). Neste acordo, a gestão das linhas de transporte é realizada pelos municípios, enquanto o Estado repassa recursos para o custeio e a manutenção dos veículos todos os meses.

Notícias Relacionadas

Saúde lança nova versão da caderneta de saúde para crianças

Novo modelo será enviado aos estados e municipios até março

Cachoeira é interditada por tempo indeterminado após queda que matou jovem em SC

Leticia Silva Budal, de 20 anos, morreu após cair aproximadamente 50 metros dentro da cachoeira

SC tem 20 vezes mais pacientes em tratamento contra Covid do que no Natal

Em 25 de dezembro, estado tinha 1.987 casos ativos contra 45.915 de sexta-feira. SC enfrenta filas nos postos de saúde e unidades fechadas por causa do afastamento de profissionais da área.

Um ano de vacinação contra Covid-19 com início da imunização de crianças

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos é a forma que SC celebra data