Geral

Governo do Estado dá encaminhamento a projetos de parceria público-privada em SC

Essa é a primeira concessão do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC) e o contrato com a empresa vencedora terá vigência de duas décadas.

Divulgação

O Comitê Gestor do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado (CGPPI-SC) realizou a terceira reunião do ano nesta segunda-feira, 9, na Casa Civil, em Florianópolis, para deliberar sobre projetos de concessões à iniciativa privada em Santa Catarina. O novo complexo hospitalar de Florianópolis, o Centro de Eventos de Balneário Camboriú e a Penitenciária Industrial de Blumenau são alguns deles.

“Precisamos dar agilidade aos projetos a fim de resolver impasses antigos e melhorar o atendimento à população nas mais variadas áreas por meio de parcerias com a iniciativa privada”, afirma o chefe da Casa Civil e presidente do comitê, Ricardo Miranda Aversa.

A abertura da sessão de concorrência do Centro de Eventos de Balneário Camboriú já tem data para ocorrer: 24 de novembro, a partir das 14h, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis. Segundo o secretário executivo de PPPs da SCPAR, Ramiro Zinder, a sessão será por uma modalidade inédita, a semipresencial, na qual cria-se a possibilidade de os interessados participarem no Teatro Pedro Ivo, seguindo os protocolos de segurança contra a Covid, ou por meio de uma sala de licitações virtual.

Essa é a primeira concessão do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC) e o contrato com a empresa vencedora terá vigência de duas décadas. O edital de licitação para exploração, operação e promoção do espaço está aberto até o dia 19 de novembro para inscrição de propostas.

Complexo hospitalar

Na última semana, os consultores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do consórcio Ikons/Accenture/Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados/RAF Engenharia fizeram uma visita técnica às unidades de saúde que integrarão o Complexo Hospitalar de Florianópolis. O consórcio é responsável pela elaboração do projeto – incluindo engenharia e arquitetura e modelo econômico-financeiro – da nova estrutura. Foram analisadas as áreas do Hospital Celso Ramos, Maternidade Carmela Dutra, Hospital Nereu Ramos e Hospital Infantil Joana de Gusmão.

A iniciativa de PPP é executada pela SCPar, Secretaria de Estado da Saúde, BID e consórcio. “A documentação para a licitação deve ser entregue até julho de 2021 para o complexo, então, passar por consulta e audiência públicas”, afirma Zinder.

Outros projetos

O complexo penal de Blumenau também entrou na pauta. O projeto que inclui a ampliação da unidade foi selecionado como piloto no Brasil e conta com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Já o Terminal Rita Maria teve quatro empresas autorizadas para elaboração dos estudos técnicos de estruturação do projeto de concessão. Elas têm 120 dias para apresentação das propostas.

A audiência no Centro Administrativo contou com a presença dos secretários da Administração, Luiz Antônio Dacol, da Fazenda, Paulo Eli, e do procurador-geral do Estado, Luiz Dagoberto Corrêa Brião, que fazem parte do comitê. Também participaram os secretários adjuntos da Fazenda, Michele Roncalio, da Secretaria de Administração Penal e Socioeducativa (SAP), Edemir Camargo Neto, o diretor presidente da SCPar, Enio Parmeggiani, o diretor do BRDE em SC, Vladimir Arthur Fey, a coordenadora de PPI, Roberta Inês Maier, e o consultor jurídico da SAP, Jordani Pelisser.

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.