Geral

Governo do Estado entrega equipamentos e veículos para fiscalização de obras públicas

Divulgação

O uso da tecnologia para monitorar e fiscalizar obras públicas é mais um avanço da gestão do Governo de Santa Catarina. Na tarde desta quinta-feira, 12, a governadora Daniela Reinehr entregou novos equipamentos e veículos para o trabalho de técnicos de coordenadorias regionais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SIE). Foram entregues 13 veículos e 31 smartphones com um aplicativo, criado pela equipe da Gerência de Inovação da SIE, que vai modernizar o trabalho e trazer resultados para o Estado e para o cidadão.

“O dia de hoje é um marco para infraestrutura de Santa Catarina, quando entregamos um aplicativo desenvolvido pela SIE, que vai trazer eficiência e tecnologia a serviço dessa área prioritária. Também entregamos veículos e equipamentos que irão facilitar a vida do servidor, além de economizar recursos. A pasta concentra obras públicas de vários setores que passarão a ser acompanhadas com mais agilidade, padronização e transparência. Assim, essa entrega beneficia todas as regiões catarinenses e cidadãos”, frisa a governadora.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, reitera que o momento representa uma virada de página na SIE. “Estamos dando os primeiros passos para um processo de transformação na gestão e no fortalecimento da fiscalização, do acompanhamento das obras públicas. Tudo digital. É bom para os técnicos, para o estado e para o cidadão”, reforça.

Acompanhou o ato de entrega dos veículos e smartphones, no hall do Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, o chefe da Casa Civil, Ricardo Miranda Aversa.

Benefícios na prática

Os veículos serão utilizados para que os engenheiros e fiscais possam acompanhar as demandas e fiscalizar as obras nos municípios de suas regiões.

O APP de Fiscalização de Obras Públicas rodoviárias e de edificações é conectado ao Sistema Integrado de Obras Públicas de Santa Catarina (SICOP) e permite fazer a importação de dados das obras. Os administradores dos contratos, fiscais do contrato e empresas contratadas podem fazer os registros das advertências, fazer a fiscalização das obras e validação das medições “in loco”, com uso de informações georreferenciadas por meio de dispositivos móveis. Todas as informações são encaminhadas ao SICOP para que os gestores realizem as ações necessárias.

O app foi criado pela equipe da Gerência de Inovação da SIE. Com a ferramenta é possível acompanhar o cronograma da obra e o cumprimento do prazo, reduzindo aditivos de prazo e de custos

Divulgação

Pontos Positivos:

  • Funciona offline;
  • Um único usuário e senha para acesso ao SICOP e ao aplicativo;
  • Permite planejar as atividades, enviando somente para o dispositivo móvel os contratos que serão fiscalizados;
  • Interface simples e fácil de usar, com mensagens e ícones que direcionam as ações;
  • Atende contratos rodoviários, obras civis, manutenção;
  • Possibilita aprovar e desaprovar a medição com registro de observações;
  • Uso de imagens georreferenciadas;
  • Possibilita fiscalizar vários contratos, várias obras, organizados por grupos de serviços e serviços;
  • 100% Integrado ao SICOP e SQM;
  • Todas as ações são auditadas;
  • Não permite vincular fotos da galeria do dispositivo, somente imagens da galeria do aplicativo;
  • Possui canal de sugestões do usuário no próprio aplicativo;
  • Possibilita a visualização, cadastramento e atualização de sanções administrativas (advertências) com envio de e-mail com confirmação de leitura;
  • Idealizado e desenvolvido pela SIE;
  • Aperfeiçoa o processo de medição, reduzindo inconsistências, evitando o retrabalho e registrando as informações;
  • Redução de custos e prazos, com investimentos mais assertivos, devido ao maior controle e fiscalização, em tempo real e no local de execução da obra, melhorando sensivelmente a qualidade das obras realizadas em todo o Estado de Santa Catarina.
  • Maior confiabilidade nos dados; melhoras a qualidade dos serviços executados e medidos; agilizar o processo de medição; melhorar a notificação de advertências para as empresas contratadas. O uso do aplicativo, integrado ao SICOP e SQM, permitirá o acompanhamento de fiscalização de obras de forma mais ágil, o que garantirá a redução no tempo de entrega e custos das obras realizadas pela SIE.

Notícias Relacionadas

Criciúma contratou 14 atletas em 2024

Idoso fica gravemente ferido após sofrer queda de ponte em Siderópolis

O motorista, de 72 anos, não percebeu que uma ponte da Área Industrial estava interditada, e tentou atravessar, momento que a estrutura se rompeu. O condutor ao sair do veículo, caiu no rio durante a noite dessa terça-feira, dia 23

Motorista joga veículo contra policiais durante perseguição em Urussanga

Os dois envolvidos eram um casal de Orleans, sendo que ambos possuíam passagens por tráfico de drogas

Frente fria atormenta SC que deve enfrentar tempo instável nesta quarta; o que esperar?

Conforme informações da Defesa Civil, a frente fria é causada por um fluxo de calor e umidade vindos da Amazônia