Educação

Governo do Estado inaugura o Educa SC, projeto com canais de aulas na TV aberta

Quem tem TV a cabo terá de entrar em contato com a operadora para saber como será possível o acesso

Divulgação

O Educa SC está no ar! Os dois canais, que incluem aulas e outros conteúdos pedagógicos na TV aberta, iniciaram a transmissão para a comunidade escolar catarinense na manhã desta segunda-feira, 16. A programação começou às 7h15, com uma breve apresentação do canal e acolhimento dos alunos e professores, seguida pelo primeiro bloco de aulas, dividido por cada série, que seria exibido até o meio-dia.

“Santa Catarina conseguiu avançar substancialmente com as aulas presenciais, mas entendemos que era o momento de fazer uma entrega na casa das pessoas. Nós precisávamos democratizar de forma ainda mais intensa o acesso ao ensino. O Educa SC veio para que possamos respirar educação 24 horas por dia”, destacou durante a abertura o secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro.

Os canais Educa SC em TV aberta foram criados para transmitir aulas de reforço e como complemento pedagógico para toda a comunidade escolar de Santa Catarina, inserindo os alunos além da rede estadual. Enquanto o canal .2 transmite aulas para alunos do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental, o canal .3 exibe conteúdos voltados aos alunos do 8º do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. A transmissão das aulas é feita em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Amazonas.

O secretário-adjunto da SED, Vitor Balthazar, confirmou que os conteúdos foram validados pela equipe técnica e pedagógica da Secretaria. “Aproveitar esta expertise do Amazonas acelerou o processo de construção do projeto. É uma região que já fez isso anteriormente e nos mostra o caminho, para que nós iniciemos o segundo semestre letivo com toda esta estrutura. O conteúdo é alicerçado na Base Nacional Comum Curricular, está relacionado com a nossa realidade e conta com a interação dos nossos professores.”

Neste primeiro dia, os alunos do Ensino Fundamental receberam conteúdos de Língua Portuguesa, enquanto os estudantes do Ensino Médio tiveram aulas de Geografia. Para ter acesso aos conteúdos e horários das aulas de toda a semana, os professores, pais e alunos podem baixar a grade de programação completa no portal on-line do Educa SC.

As aulas específicas de cada ano escolar têm duração de 20 a 30 minutos e são exibidas em sequência. Os conteúdos inéditos são transmitidos durante as manhãs e são reprisados às tardes, noites e finais de semana. As videoaulas também ficam disponíveis no site do Educa SC no dia seguinte às transmissões.

Para confirmar que assistiu à aula, o aluno precisa ‘marcar presença’ apontando a câmera do celular para um QR Code que aparecerá na tela da TV no início, meio e fim de cada aula. O código direciona o aluno para uma página do portal Educa SC onde ele deve digitar sua cidade, escola, matrícula e o código de validação que aparece na tela. Cada aula terá o próprio código, por isso os alunos devem anotá-lo para confirmar presença. O registro da presença pode ser usado para recuperação das horas/aula para encerrar o semestre

Para ter acesso aos conteúdos gratuitos, basta sintonizar a televisão (aberta) nos seguintes canais, por região:

– Joinville: 8.2 e 8.3;

– Blumenau: 10.2 e 10.3;

– Itajaí: 7.2 e 7.3;

– Florianópolis: 4.2 e 4.3;

– Criciúma: 25.2 e 25.3;

– Chapecó: 10.2 e 10.3;

– Joaçaba: 26.2 e 26.3;

– Xanxerê: 3.2 e 3.3.

Quem tem TV a cabo terá de entrar em contato com a operadora para saber como será possível o acesso.

Notícias Relacionadas

Projeto para levar internet ao meio rural é aprovado em comissão da Alesc

Segundo Altair Silva, a aprovação unânime na CCJ é o primeiro grande passo para que o projeto seja implantado no estado

Mais um trecho da rua Hermínio Baggio, no Santo Antônio, em São Ludgero, receberá camada asfáltica

A execução da obra contou com a parceria dos proprietários dos terrenos em relação a retirada de cercas e autorização para alargamento da via

Anvisa determina recolhimento de lotes interditados da vacina CoronaVac

Mais de 12 milhões de doses foram envasados em fábrica não autorizada pela Agência e tinham sido interditadas no início do mês.

Homem é flagrado furtando residência, tenta fugir a nado, mas é capturado em Tubarão

O homem, de 31 anos, estava furtando objetos de uma residência quando foi flagrado por outros moradores.