Geral

Governo libera dois novos benefícios esta semana

Dentre as principais medidas que devem ser liberadas ainda nos próximos dias, temos a redução da jornada de trabalho e salário, a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS

Divulgação

Com o avanço da pandemia no país, o governo federal se movimenta para conseguir reeditar nos próximos dias as principais medidas para apoio aos cidadãos e empresas durante o período de crise econômica.

Dentre as principais medidas que devem ser liberadas ainda nos próximos dias, temos a redução da jornada de trabalho e salário, a antecipação do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS.

Redução de Jornada e Salário

O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda mais conhecido como BEm (Benefício Emergencial) deve retornar ainda nesta semana. A volta do programa foi acertada diante da pressão dos empresários do setor de serviços que não conseguem manter suas atividades devido as medidas de isolamento social.

Além disso, o que acabou atrasando a liberação do Benefício Emergencial foi o fato de que o presidente, Jair Bolsonaro, acabou vetando a estratégia da equipe econômica de custear as despesas do programa com a reformulação seguro-desemprego destinado aos trabalhadores.

Além disso a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), por exemplo, diz que, como estão com as portas fechadas em muitas cidades do país, empresários do setor não conseguirão pagar todo o salário de março de seus funcionários, na próxima semana. Logo, a medida provisória que vai permitir novos acordos de redução salarial já está na Presidência da República e aguarda apenas a assinatura de Bolsonaro para ser publicada, o que pode ocorrer ainda hoje ou amanhã.

FGTS

Antecipação do 13º salário do INSS

A antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS está prometida desde o inicio do ano, a demora na liberação se deu por conta do atraso da aprovação do Orçamento de 2021 que estava previsto para ser votado desde dezembro do ano passado.

O Orçamento no entanto foi aprovado apenas na última quinta-feira (25) e agora o governo tem a possibilidade de antecipar o abono para os segurados do INSS. Na semana passada o presidente Jair Bolsonaro, havia informado que a antecipação poderia acontecer imediatamente após aprovação do Orçamento. Agora a expectativa diz respeito a liberação do calendário de pagamento que deve ficar para esta semana.

Vão ter direito ao 13° salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão. Vale lembrar que inscritos no BPC (Programa de Prestação Continuada) ou renda mensal vitalícia não terá direito ao 13° salário do INSS.

Com informações do Jornal Contábil

Notícias Relacionadas

Justiça mantém prisão preventiva de motorista que arrastou moto por 32 quilômetros em SC

Acidente na BR-101 deixou motociclista ferido e matou a mulher dele. Na noite anterior, caminhoneiro usou entorpecentes e dirigiu sob luzes piscando e som alto, segundo MPSC.

Com 129 pacientes, SC tem menor número de pessoas à espera de leito UTI Covid em 45 dias

Fila está zerada no Oeste e na Grande Florianópolis, de acordo com boletim do governo do estado.

Governo abre crédito de R$ 2,6 bi para custear UTIs nos estados

Recursos também serão usados em medicamentos para intubação

Covid-19: idosos de 64 e 65 anos serão vacinados neste sábado (17) em Cocal do Sul

Paralelo à vacinação contra a Covid-19, o município também segue com a campanha contra a gripe e atenderá em horário estendido