Geral

Governo Municipal adota medidas e acaba com filas de espera para vagas em creches de Lauro Müller

Foto: Divulgação

A atual gestão do Governo do Município de Lauro Müller comemora nesta semana uma importante conquista na área da educação. As filas existentes para matrículas de novas crianças foram zeradas. Atualmente, o município que há anos enfrentava este grave problema, não possui nenhuma criança aguardando vaga nos Centro de Educação de Infantil – CEI.

O assunto, considerado de extrema importância, foi inclusive motivo de uma Ação Pública movida contra o Poder Executivo, em 2012, a fim de que regularizasse esta situação. Em dezembro de 2016 o Poder Judiciário julgou procedente, condenando o município e determinando que esta situação fosse regularizada de imediato.

Conforme a secretária interina de Educação, Heloisa Gonçalves Ribeiro Fontanella, a equipe de profissionais que atua na secretaria juntamente com a equipe dos CEI’s, fizeram um mapeamento em todas as unidades, verificando a quantia de alunos por turma, obedecendo a Lei que preconiza o número de crianças em cada sala de aula. Além disso, abriu-se uma nova turma de berçário no CEI Irani Vargas. “Essas foram algumas das medidas tomadas para que pudéssemos chegar a este feito e hoje poder dizer que todas as crianças do município que solicitaram matrículas tiveram as mesmas efetivadas e estão frequentando as aulas” registrou a secretária interina.

Ainda conforme Heloisa, o maior número de crianças que estava na lista de espera, eram crianças de uma faixa etária menor, zero a um ano e meio. Somente na área da educação infantil, atualmente o município atende 763 crianças.

Na manhã dessa quarta-feira (30) o prefeito Valdir Fontanella, ao lado de profissionais que integram a equipe da Secretaria de Educação, visitou a CEI Irani Vargas, o maior do município. “Essa conquista mostra o nosso comprometimento com a educação e com o município de Lauro Müller. Nossa gestão, independente da área, tem buscado solucionar os problemas de forma global, sem beneficiar um ou outro especificamente. E é assim que iremos continuar trabalhando, comprometidos com a qualidade de vida e em atender os anseios de toda população”, enfatizou Fontanella.