Geral

Grande cardume de ‘tainhotas’ faz a alegria de pescadores em Laguna

Foto: Jornal Diário do Sul

Foto: Jornal Diário do Sul

Uma grande quantidade de peixes surpreendeu quem passou na quarta-feira pelo Canal da Barra. Ontem, os pescadores estavam de prontidão, mas a pesca não foi tão boa quanto no dia anterior.

Na quarta-feira, cerca de 50 pescadores estavam no Canal da Barra, em Laguna. Inclusive, segundo moradores, havia até pessoas de Florianópolis. Para quem estava pescando, o resultado foi positivo: uma grande quantidade de peixe da espécie tainhota.

Um dos pescadores acredita que a temporada de pesca será boa, principalmente para quem usa tarrafa. “Na quarta, conseguimos pescar muito peixe. Hoje (ontem) não deu muito, mas esperamos uma ótima temporada. O que chama mais atenção, principalmente para quem visita a cidade, é a ajuda que os botos nos oferecem”, diz o pescador, que mora em Laguna. De acordo com o fotógrafo Elvis Palma, também da Cidade Juliana, ontem o número de pescadores no local era ainda maior. 

Segundo pesquisadores, os botos agrupam as presas através de movimentos circulares. Depois, empurram os peixes contra os pescadores e, por fim, os botos executam um movimento acima da superfície, que serve de sinal para os pescadores.  

Esse comportamento é o gatilho para o lançamento das tarrafas, que são lançadas simultaneamente, cobrindo o espaço entre os botos e os pescadores.

O cardume é desfeito assim que a tarrafa atinge a água. Os peixes fogem para várias direções. Para os botos, o benefício é a desorganização do cardume após a tarrafa ser lançada. As tainhas são peixes rápidos e formam cardumes numerosos, que se mantêm juntos e conseguem se proteger. Durante a pesca, algumas são apanhadas pelas redes e outras pelos golfinhos, o que justifica a vantagem da interação com os pescadores.

Com informações do jornal Diário do Sul