Educação

Gratidão aos profissionais da saúde

Sermos gratos à vida e por tudo o que dela advém, talvez seja uma das melhores lições que levaremos conosco.

Divulgação

Semana passada elenquei algumas lições sobre o momento que estamos vivendo, mas tenho certeza que muitas ainda virão, e após tudo passado sairemos melhores, porque o momento atual é uma oportunidade que a vida está nos dando para que repensemos nossas ações, traçando novas metas e objetivos em prol de um mundo melhor. Sermos gratos à vida e por tudo o que dela advém, talvez seja uma das melhores lições que levaremos conosco.

Gratidão vai muito além de um simples ato de retribuir, pois é um estado de espírito que deve estar presente em todos os momentos da vida, bons ou ruins. E minha gratidão hoje vai em forma de homenagem aos profissionais da saúde: médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, atendentes, encarregados da limpeza e demais funcionários de hospitais e centros recém-montados para atender a população. Profissionais esses que não têm direito à quarentena por imposição da profissão que escolheram, e agora mais do que nunca abdicam da família, abrem mão da vida pessoal, esquecem que são pais, filhos, namorados (as), esposos(as) e mergulham diuturnamente na corrida para salvar vidas.

Uma guerra se instalou na humanidade sem que esperássemos… Ninguém estava preparado, mas os homens e mulheres de jaleco branco, azul ou verde, independente de preparação ou não, têm de entrar na batalha para combater um inimigo, talvez o mais feroz de todos porque é invisível… Não sabemos onde pode estar, nem que arma pode ser letal para ele, muito menos quanto tempo levará para ser vencido. Nesse momento entra campo o conhecimento científico adquirido, mas com ele muito amor e paciência para que o pânico não se instale na população. Mais do que nunca é preciso estabelecer uma relação de confiança e responsabilidade, porque para cuidar de pessoas o profissional da saúde tem de ser humano no sentido mais profundo da palavra, mesmo que o esforço e dedicação nem sempre sejam reconhecidos. São anjos em nossas vidas, merecem todo respeito e nossas orações para que tenham forças e saúde, porque a guerra está apenas começando. Talvez muitos até pereçam no exercício da função, pois enquanto nós mantemos o afastamento físico para nos preservarmos, eles estão na linha de frente em função do coletivo para salvar vidas, e muitas vezes sem os recursos necessários, mas lançando-se por inteiro na busca de soluções.

Que Deus abençoe hoje e sempre esses profissionais nos momentos de triunfo e fracasso, alegria e desespero, coragem e fraquezas. Gratidão eterna por existirem em nossas vidas.
Concluo com o depoimento maravilhoso de um médico, tempos atrás, sobre o exercício da medicina: “Somos testemunhas dos grandes mistérios da vida: o momento milagroso do nascimento, a perplexidade da morte e a luta para encontrar significado no sofrimento”.

Notícias Relacionadas

Secretaria de Saúde de Criciúma reforça chamado de gestantes, puérperas e crianças para vacinação contra influenza

Agentes Comunitários de Saúde visitarão as residências para monitoramento e intensificação de informações por causa da baixa adesão à campanha nacional

Justiça confirma resultado de licitação que gerou economia de R$ 12 milhões pela Saúde do Estado

A licitação foi realizada pela Secretaria da Saúde para fornecimento de ventilação domiciliar e tratamento de oxigenoterapia a pacientes catarinenses.

Fahece contrata profissionais para atuar no Hemosc de Joinville, Blumenau, Criciúma e Chapecó

As inscrições devem ser realizadas entre os dias 04 e 11 de setembro.

Balneário Gaivota amplia atendimento na saúde e emite decreto com medidas mais rígidas

Novo decreto entra em vigência a partir deste sábado (25)