Esporte

Gravações de drift na Serra do Rio do Rastro são encerradas com sucesso

Vídeo deverá ser produzido para difundir esta modalidade no país

Um dos cartões postais do país, conhecida em vários lugares do mundo, a famosa Serra do Rio do Rastro, voltou a ser palco de mais um evento automobilístico neste final de semana. Após a vinda do piloto de drift da Red Bull, o neozelandês Rhys Millen, em 2010, agora foi a vez de brasileiros encararem as 156 curvas de uma das estradas mais desafiadoras do mundo.

A equipe catarinense Drift SC em parceria com a equipe Drift Show, de São Paulo, gravaram em sessões fechadas uma série de cenas que farão parte de um vídeo, que será divulgado em todo mundo, em especial no Brasil, onde esta modalidade de competição ainda é pouco difundida.

O drift foi criado no Japão nos anos 70 e ficou famoso a partir do sucesso do filme Velozes e Furiosos. Nesta modalidade, o condutor do veículo perde intencionalmente as trações das rodas traseiras através das curvas. Habilidosos e especialistas nesta área,  os pilotos Jhonatan Neves, o JJ  – Drift SC – e Sérgio Ranavano – Drift Show – pisaram fundo nessa sexta-feira, sábado e domingo (12, 13 e 14).

“Tudo aconteceu da melhor forma possível. Ainda não caiu a ficha que fizemos drift em uma das estradas mais desafiadoras do mundo para este tipo de prova, pois exige muito do veículo. É um traçado único e acima de tudo, com paisagens paradisíacas”, relatou o piloto JJ.

Abordo de dois Nissan Silvia, de 400 e 500 cv, importados do Japão, a dupla gravou uma perseguição policial pela serra, já que um dos carros é caracterizado como uma viatura americana. Conforme o roteiro de  gravação, o piloto catarinense JJ é um policial e está com sua viatura em um determinado local da serra, fiscalizando o trânsito, quando o outro veículo passa em alta velocidade pelo local. Diante disso, começa a perseguição policial recheada de muitas cenas emocionantes até que JJ consegue capturar o fugitivo, neste caso interpretado pelo paulita, Sérgio Ranavano.

Para o paulista Sérgio, fazer drift na Serra do Rio do Rastro é o sonho de muitos pilotos desta modalidade. “Certamente este foi o maior desafio para nossa equipe. Encarar uma estrada como esta é preciso estar preparado fisicamente e emocionalmente. Este local é espetacular e perfeito para a prática de drift”, destacou Ranavano.

O prefeito Fabrício Kusmin Alves, que prestigiou algumas gravações, relatou a sua felicidade em ver Lauro Müller sediar um evento deste porte. “Esse evento é uma ótima oportunidade para levarmos o nome de nosso município para todos os cantos do mundo. É uma forma a mais de apresentar a nossa Serra do Rio do Rastro, eleita por um site espanhol como sendo a mais espetacular do mundo”, comemorou o prefeito da cidade, ressaltando que agora, mais do que nunca, a Serra do Rio do Rastro é patrimônio de Lauro Müller, tendo em vista que está dentro do Eco Museu Serra do Rio do Rastro, criado recentemente pelo Governo do Município.

A produção do vídeo, que terá duração de sete minutos, deverá ser concluída em 30 dias. Porém, nas próximas semanas os produtores já devem divulgar o vídeo dos melhores momentos e dos bastidores das gravações.

Cerca de 30 pessoas estiveram envolvidas na produção, que contou com 25 câmeras instaladas pelo trecho, sendo quatro delas em um helicóptero. Nos três dias de gravações foram utilizados cerca de 20 pneus nos dois veículos.

JJ voltará para quebrar recorde de tempo de subida

Na tarde deste domingo, após concluir as gravações, o catarinense JJ resolveu encarar os 9,7 quilômetros de uma das estradas mais desafiadoras para este tipo de modalidade. Oito minutos e 19 segundos, este foi o tempo que JJ precisou para vencer as 156 curvas do trecho. O catarinense levou um minuto e um segundo a mais que Rhys Millen, que abordo do Hyundai Genesis de 750 cavalos, subiu em sete minutos e 18 segundos.

“Fizemos este tempo, que ficou muito próximo do tempo de Millen, com um carro mais fraco e com pneus para derrapagem e não pra performance. Antes do final do ano pretendo voltar à Serra do Rio do Rastro com outro carro que estamos montando para, sem dúvida, quebrar esse recorde”, destaca JJ, que informou ainda que sua equipe já trabalha na montagem de um Mustang Shelby, de 950cv.

[soliloquy id=”32903″]