Economia

Gravatal espera 90% de ocupação

O inverno está próximo e alguns municípios que trabalham com o turismo nesta época do ano estão se preparando para receber os turistas. Na região, a expectativa de Gravatal é de 90% de ocupação na rede hoteleira durante a estação mais fria do ano.

Gravatal, que tem o turismo como principal fonte de renda, conta com dois momentos de alta: o verão e o inverno. Entretanto, explica o secretário da pasta, Fabricio Fernandes Lorenzetti, o inverno ainda é a época mais movimentada. No que se refere ao público, 70% das pessoas que procuram as águas termais são do Rio Grande do Sul, seguido por Paraná e pelo mercado interno, ou seja, da região.

“O inverno é o período com número mais elevado de turistas e está diretamente vinculado às férias de julho. Temos dois tipos de público atualmente: o pessoal da terceira idade e as famílias. Durante a semana, é comum ter as pessoas da terceira idade hospedadas nos hotéis, enquanto nos fins de semana são as famílias”, explica o secretário.

Para alavancar o setor turístico da cidade, algumas ações são planejadas. Até o fim do ano, um guia local deve ser lançado, com indicações de hotéis, pousadas, restaurantes, serviços, entre outros. “Este guia está sendo planejado e as edições devem ser anuais. Também fizemos um material institucional para divulgar a cidade. Entre os projetos inovadores para serem colocados em prática nos próximos anos está o fontanário público, com espaço adequado para a população buscar água; o espaço hidroterápico – onde os moradores de Gravatal poderão usufruir da estrutura – e o centro de eventos”, pontua Fabricio.

Atualmente, reforça o secretário, Gravatal tem trabalhado em conjunto com a rede hoteleira para fazer a divulgação do município de uma forma diferente. “Antes, cada hotel fazia a sua própria divulgação, de maneira individualizada. Hoje, estamos trabalhando em conjunto para a divulgação de Gravatal como destino turístico, inclusive com enfoque regional. Com isso, todos ganham e o município cresce ainda mais no setor turístico”, explica.

Fabricio diz que um calendário de eventos está em elaboração, com o objetivo de atrair os turistas durante os períodos fora da temporada.