Saúde

Gravatal firma convênio para participar do projeto reciclando medicamentos do Unibave

Além de Gravatal, fazem parte do projeto os municípios de Cocal do Sul, Urussanga, Orleans, Braço do Norte e São Ludgero.

Foto: ASCOM Unibave

O município de Gravatal firmou convênio nesta quarta-feira, 28, com o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave) para participar do Projeto Reciclando Medicamentos. Serão 10 caixas coletoras que serão disponibilizados nas Unidades de Saúde da Família, na Farmácia Central e ainda nas farmácias particulares do município, para recolhimento de medicamentos em desuso ou vencidos.

O prefeito de Gravatal, Clei Rodrigues, e a secretaria de Saúde, Maria Calegari, estiveram assinando o convênio junto com reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, da coordenadora do projeto e do curso de Farmácia, Tamirys Schulz Westphal, e o pró-reitor administrativo, Dimas Ailton Rocha.

O reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, reforça que o projeto beneficia a população desfavorecida economicamente e traz benefícios ambientais. “Com o projeto temos a garantia do descarte correto de medicamentos vencidos, evitando danos ambientais”, disse o reitor.

Sobre o projeto

Os medicamentos serão recolhidos e encaminhados à Farmácia Universitária que fará a triagem. Os medicamentos sem condições de uso são encaminhados para vigilância sanitária para o descarte correto. Já os selecionados seguem para dispensação. “Qualquer pessoa da comunidade, inclusive de cidades vizinhas, podem ter acesso aos medicamentos. Basta ter a prescrição médica”, afirma, Tamirys.

Além de Gravatal, fazem parte do projeto os municípios de Cocal do Sul, Urussanga, Orleans, Braço do Norte e São Ludgero.

Farmácia Universitária

A Farmácia Universitária está aberta a população de segunda a sexta-feira, das 13h30 até 17h. O local funciona com uma farmacêutica responsável e serve de local para estágio dos alunos do curso de farmácia do Unibave, que realizam as atividades operacionais em Orleans. Os medicamentos em condições de uso são colocados à disposição da população por meio da prescrição médica.

Colaboração: ASCOM Unibave

Notícias Relacionadas

ExpoMais é oficialmente lançada nesta segunda-feira

O evento terá palestras principais com nomes de renome nacional, além de outros espaços que estarão à disposição do público e que serão reveladas no evento de lançamento desta segunda-feira.

Corrida aumenta a felicidade e autoestima de jovens adultos aponta estudo do curso de Educação Física do Unibave

Os resultados comprovam aumentos de 40% na autoestima e 25% na felicidade, após a corrida.

Instituições de ensino da região informam sobre situação das aulas

Teoria, prática e emoção: alunos de Medicina Veterinária do Unibave auxiliam em partos de animais

Nos últimos dias, acadêmicos viveram a experiência de auxiliar na realização de partos de animais - uma cesárea e outro normal.