Esporte

Gravatal sedia etapa estadual de Downhill

O piloto Guilherme Machado, de Cocal do Sul, foi o melhor classificado da região. Ele foi o primeiro lugar na categoria sub-30, a que contou com o maior número de participantes.

Oitenta atletas participaram neste fim de semana da 2ª etapa do Campeonato Catarinense de Downhill, disputado em Gravatal. O esporte radical consiste em descer um percurso de bicicleta o mais rapidamente possível. Na região, foram disputadas provas em nove categorias: elite, sub-30, júnior, juvenil, masters, estreante, rígida 1, rígida 2, estreante full e feminino.

O circuito, que fica próximo à entrada de Termas do Gravatal, é marcado pela velocidade. A pista da prova tem um tempo médio de 3min50, com poucos trechos técnicos, o que deixa o trajeto ainda mais rápido. O menor tempo foi de 3min5s.

“A avaliação do evento é muito positiva. Esperávamos 150 participantes, mas devido à outra prova no Rio Grande do Sul tivemos 80 inscritos, um número considerado bom, padrão para este tipo de prova. O evento foi de alto nível. A pista foi bastante elogiada porque fica a 360 metros de altitude na largada e a 60 metros de altitude na chegada”, conta um dos organizadores do evento, Dalcio Bianchini Filho.

O primeiro lugar na categoria elite (para atletas de 19 a 29 anos ou por critério técnico) masculino foi Doron Hakan Cattoni, de Timbó, e na categoria elite feminina a vencedora foi Bruna Ulrich, de Ibirama. Ela já tinha ficado em primeiro lugar na primeira fase, disputada em Balneário Camboriú. Já Doron ficou em 3º lugar.

O piloto Guilherme Machado, de Cocal do Sul, foi o melhor classificado da região. Ele foi o primeiro lugar na categoria sub-30, a que contou com o maior número de participantes. A próxima etapa será disputada nos dias 14 e 15 de abril, em Criciúma. “Até o fim do ano vamos trazer outras provas estaduais e nacionais para serem disputadas na região”, adianta Dalcio. Estas pistas estão localizadas em Braço do Norte, São Ludgero e Treze de Maio.

Diário do Sul