Saúde

Gravidez na adolescência e violência contra a mulher são temas de campanha em Tubarão

Tubarão foi um dos três municípios de Santa Catarina com o projeto aprovado.

Foto: Divulgação

Com o objetivo de chamar a atenção da população para uns dos maiores males que afetam a saúde e o bem-estar da mulher – a gravidez precoce e a violência doméstica, foi lançado no último ano pelo Ministério da Saúde um edital para iniciativas de prevenção. Tubarão foi um dos três municípios de Santa Catarina com o projeto aprovado.

Como premiação, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu um incentivo para o desenvolvimento de programas que visem evitar a gravidez precoce, problema que tem aumentado de forma considerável no município, segundo a gerente de saúde da FMS, Chaiana Esmeraldino Marcon.

Assim, uma grande campanha de conscientização encontra-se em fase de elaboração, abordando não somente a gravidez na adolescência, mas também a violência contra a mulher, onde a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis em virtude da violência será igualmente trabalhada.

A expectativa é que a campanha esteja na rua no mês de março. “A violência contra a mulher cresce a cada dia, não só no município, como no estado como um todo, e muitas mulheres ficam caladas; o que a gente quer é ressaltar isso, a importância da mulher denunciar o agressor e procurar uma unidade de saúde. Vamos tentar montar um serviço de acolhimento a estas vítimas, até porque não é só a violência física, tem a violência psicológica”, analisa Chaiana.

Panorama

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados há uma ano revelam que, na América Latina e no Caribe, a taxa de gravidez entre adolescentes é a segunda mais alta do mundo, superada apenas pela média da África Subsaariana. Na América Latina e no Caribe, ocorrem anualmente, em média, 66,5 nascimentos para cada 1 mil meninas com idade entre 15 e 19 anos, enquanto o índice mundial é de 46 nascimentos entre cada 1 mil meninas.

Levantamento do Ministério da Saúde fechado em 2017 informa que, somente em 2015, foram 546.529 os nascidos vivos de mães com idade entre 10 e 19 anos. A taxa apresentou, em 11 anos, queda de 17% no Brasil, conforme a base do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), já que, em 2004, foram registrados 661.290 nascimentos.

Naquele ano, o número de crianças nascidas de mães adolescentes nessa faixa etária representou 18% dos 3 milhões de nascidos vivos no país. O balanço do ministério mostra que a região com maior prevalência de gravidez precoce, em 2015, foi o Nordeste (180.072 – 32%), seguida pelo Sudeste (179.213 – 32%).

Legislação

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei nº 13.798, que acrescenta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) artigo instituindo a data de 1º de fevereiro para início da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência. A decisão foi publicada na edição do dia 4 de janeiro do Diário Oficial da União.

A oficialização da data, que será celebrada anualmente, foi proposta em 2010 pela então senadora Marisa Serrano.

Segundo a lei, nesse período, atividades de cunho preventivo e educativo deverão ser desenvolvidas conjuntamente pelo poder público e por organizações da sociedade civil.

O Estatuto da Criança e do Adolescente define como criança quem tem até 12 anos incompletos e como adolescente, quem tem idade entre 12 e 18 anos.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Tubarão

Notícias Relacionadas

Terceira fase da campanha de vacinação contra influenza inicia nesta segunda-feira

Criciúma terá ponto estratégico para moradores da região central no início da nova fase

Campanha “Compre de Orleans” será lançada neste sábado na Praça Celso Ramos

Compre Digital do Comércio Local: campanha ultrapassa o número de 250 lojistas cadastrados em Criciúma

Mesmo com a reabertura do comércio, plataforma continuou a ter ampla adesão, chegando a três mil clientes até o momento

Campanha Natal Jovem Solidário de Orleans distribui mais de 500 brinquedos e meia tonelada de alimentos

Ação promovida pelo Setor de Juventude da Paróquia Santa Otília finalizou no domingo (23) com a entrega das doações pelos voluntários.