Saúde

Greve chega ao fim no Hospital São José

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A greve dos trabalhadores do Hospital São José chegou ao fim por volta das 17 horas desta quarta-feira. O valor de R$ 13.310.451,65 foi bloqueado das contas da Prefeitura de Criciúma pela Justiça. O dinheiro será repassado ao hospital nas próximas horas e o pagamento dos funcionários deve ser feito em seguida.

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde), Cleber da Silva Cândido, a situação do salário dos trabalhadores está resolvida ao menos por este mês.

Conforme divulgado pelo Engeplus, ainda na tarde desta quarta-feira, trabalhadores do Hospital Materno Infantil Santa Catarina se reuniram em assembleia para definir rumos de uma possível greve, que teria início na quinta-feira. “Com o bloqueio das contas da prefeitura, o caso do Santa Catarina também foi resolvido e não haverá greve”, afirmou o presidente em entrevista à Rádio Eldorado.

O Hospital São José informou que os atendimentos que estavam suspensos voltaram a acontecer normalmente. “O município agora vai correr atrás da Justiça para saber porque o dinheiro foi bloqueado de suas contas. Mas ficamos felizes que a questão da saúde foi resolvida e a população volta a ter acesso ao hospital”, avalia o secretário municipal de Saúde, Vitor Benincá.

“Estamos muito felizes de ter recebido esse dinheiro. Nosso primeiro ato foi abrir as portas para a comunidade, que precisa do atendimento, e simultaneamente repassar o pagamento aos colaborares. O segundo ato será colocar em dia o pagamento dos médicos. São pessoas que se doam muito para nossa comunidade hospitalar, e sabemos que eles precisam de nós. Um hospital sem seus funcionários não é nada”, diz a diretora financeira do hospital, Irmã Terezinha Buss.

A diretora acredita que a situação não se repetirá nos próximos meses. "A partir de agora, conseguimos colocar em dia as folhas de pagamento", relata.