Geral

Greve de trabalhadores da Ponte Anita Garibaldi chega ao fim

Após uma semana parados, operários retomam o serviço com 100 homens a menos na frente de trabalho

Após dias de negociações, finalmente chegou ao fim a paralisação dos operários que atuam na construção da ponte Anita Garibaldi, na BR-101, em Laguna. A greve acabou ontem, ao meio-dia. A proposta do consórcio Camargo Corrêa-Artepa/M. Martins/Construbase foi aceita pelos trabalhadores: 30% de abono, pago em parcela única no próximo mês. A reposição dos dias parados deve ser feita na forma de hora extra. Cada hora de adicional de 100% os trabalhadores quitarão duas horas paradas.

O prazo para esta compensação é de 90 dias. No acordo, está também o pedido de desligamento de 100 homens. Todos pediram demissão esta semana.
Os operários cruzaram os braços na quarta-feira da semana passada. Em audiência na justiça trabalhista, no começo desta semana, o movimento foi considerado ilegal porque foi feito fora da data base da categoria, que é setembro.
Se a paralisação continuasse, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de Santa Catarina (Sintrapav) teria que arcar com uma multa diária de R$ 10 mil.

Trabalho de recuperação em pista é adiado

Segundo o Jornal Notisul, em função da chuva na região, o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) adiou os trabalhos de melhorias no pavimento asfáltico da pista entre os quilômetros 313 ao 314 da BR-101, em Laguna. O serviço está reagendado para este domingo, das 7 às 9 horas. O segmento compreende o desvio para a construção da ponte sobre o Canal de Laranjeiras.

Para os trabalhos de aplicação asfáltica é necessário intercalar o tráfego da rodovia no segmento, com parada de um sentido e liberação de outro, consecutivamente. Em caso de mau tempo, a ação será novamente adiada. A Polícia Rodoviária Federal fará o monitoramento do tráfego no local.