Geral

Greve dos mineiros continua por tempo indeterminado

Foto: Sul in Foco/Divulgação

Foto: Sul in Foco/Divulgação

A greve dos mineiros da região Sul de Santa Catarina não tem data para acabar. Até o momento quatro mineradoras não chamaram o sindicato dos trabalhadores para a negociação: carboníferas Metropolitana, Rio Deserto, Catarinense e Gabriela.

Conforme o site Engeplus, de acordo com o presidente da Federação dos Mineiros, entidade que representa os três estados do Sul do país, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, Genoir José dos Santos, desde a última quinta-feira, funcionários das carboníferas Criciúma, Beluno, Comin e Siderópolis aceitaram as propostas das empresas e voltaram ao trabalho.

Segundo Santos, nenhuma reunião foi marcada com as empresas que têm funcionários em greve. Os trabalhadores foram chamados para uma assembleia no dia 18, às 9 horas, na Associação de Mineiros de Siderópolis, para definir o rumo da greve nos próximos dias. "Dois mil mineiros continuam parados. A produção de carvão entregue mensalmente à Tractebel diminuiu cerca de 50%. Normalmente são entregues 250 mil toneladas por mês à empresa. Neste mês serão entregues 125 mil toneladas", explica o presidente da federação.