Saúde

Greve no Hospital Materno Infantil Santa Catarina começa nesta sexta-feira em Criciúma

Trabalhadores cobram atrasos em benefícios, problemas no piso da enfermagem e falta de repasses de consignados.

Foto: Divulgação

Os trabalhadores do Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC), em Criciúma, entram em greve por tempo indeterminado a partir das 6h desta sexta-feira (6). Cerca de 320 funcionários atuam na instituição.

A paralisação é organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Saúde de Criciúma e Região (Sindisaúde) e ocorre após uma série de reivindicações que, segundo a categoria, seguem sem solução por parte do Instituto de Desenvolvimento, Ensino e Assistência à Saúde (Ideas), responsável pela administração do hospital.

Entre os problemas apontados estão atrasos no vale-alimentação e vale-transporte, FGTS em atraso, falta de repasse de descontos de empréstimos consignados e diferenças salariais no complemento do piso da enfermagem, que estariam gerando prejuízo médio de cerca de R$ 300 por trabalhador.

Foto: Divulgação

Segundo o presidente do sindicato, Cléber Ricardo da Silva Cândido, os problemas vêm se arrastando há meses.

“O objetivo da paralisação é cobrar uma solução para problemas que impactam diretamente a vida dos trabalhadores”, afirmou.

Durante a greve, o hospital deverá manter pelo menos 50% dos atendimentos, conforme determina a legislação para serviços essenciais.

Para receber em tempo real as principais as notícias que impactam a nossa região,
entre no grupo de WhatsApp do Sul in Foco clicando neste link.

Notícias Relacionadas

Funcionários de hospital de Nova Veneza entram em greve por pagamento de salários

Segundo sindicato, apenas atendimento de emergência é realizado. Hospital deve R$ 70 mil da folha de pagamento de junho, conforme entidade.

TST decide julgar dissídio da greve dos trabalhadores dos Correios

Julgamento ainda não tem data marcada pelo tribunal

Postos já registram falta de gasolina e diesel, em Orleans e Lauro Müller

Ala materna do Hospital Materno Infantil Santa Catarina será inaugurada após 21 anos

Criciúma e região ganham o seu hospital infantil. Inauguração ocorre neste sábado (1) e os primeiros partos serão realizados a partir do dia 17.