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Greve pode atrasar ainda mais a obra

A continuidade dos serviços depende da liberação de uma jazida pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), mas o órgão está paralisado em greve por tempo indeterminado

No que diz respeito a Fatma, todas as licenças ambientais para a continuidade das obras de pavimentação da SC-100 e do ramal ao Farol de Santa Marta, em Laguna, estão ‘na mão’. O entrave agora é em nível nacional. É necessário obter uma guia de utilização da jazida em Jaguaruna, de onde será extraída a areia.

O problema é que esta liberação é feita pelo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), que está em greve por tempo indeterminado.

É apenas com esta guia que os operários poderão retirar o material para a continuidade da terraplanagem da rodovia, uma etapa essencial para que a obra avance como um todo.

Da extensão total da estrada – 15,540 quilômetros – ainda restam aproximadamente 14 quilômetros para serem terraplanados. Com isso, o serviço deverá atrasar ainda mais.

A empresa que assina a execução da pavimentação asfáltica, a Setep, de Criciúma, tem até fevereiro do próximo ano para terminar a obra. Dificilmente será possível cumprir esta meta em função da falta de material.

Enquanto a liberação da jazida não ocorre, a Setep atua onde é possível. Um exemplo é o trecho de um quilômetro a partir da balsa, onde o processo de pavimentação é feito.

Ao longo da estrada, existem frentes de trabalho menores, que atuam na implantação da rede de drenagem, na construção de bueiros, e no aterro da Lagoa do Noca.

Mas o ponto de maior preocupação é com o acesso ao Farol de Santa marta, que será pavimentado com lajotas. A obra era para ter iniciado até, no máximo, o mês passado. Isto garantiria tranquilidade para a temporada de verão, quando a movimentação no local é intensa.

Sem a liberação da jazida, não existe um prazo definido para a responsável por esta parte no projeto, a A. Mendes, de Gravatal, iniciar o trabalho, quem dirá finaliza-lo.

As obras

A ordem de serviço para a pavimentação da SC-100 foi assinada no dia 19 de dezembro de 2010. Mas, como não haviam as licenças ambientais, a obra começou somente em maio do ano passado. A parte em asfalto compreende o trecho de 15,540 quilômetros entre a balsa, em Laguna, e o Camacho, em Jaguaruna, foi licitada por R$ 20.929.047,40, e é executada pela Setep, de Criciúma. O acesso ao Farol de Santa Marta receberá lajotas nos 2,280 quilômetros, com investimento de R$ 2.770.115,66. Este trabalho será feito pela A. Mendes, de Gravatal. 

Notisul