Cultura

Grupo de Dança desiste de apresentação na Festa das Etnias

Em nota, Grupo Valsugana anunciou que não se apresentará na festa devido descaso da FCC

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A semana começou com mais uma reclamação em relação à administração da cultura de Criciúma. Desta vez, foi o Grupo Folclórico de Dança Italiano Valsugana. A presidência do grupo enviou uma carta ao presidente da Fundação Cultural de Criciúma – FCC, Júlio Lopes, anunciando que não se apresentará na Festa das Etnias por uma série de descasos da organização do evento.

De acordo com o vice-presidente do Valsugana, Daniel Freitas, nenhum grupo foi contatado a respeito da disponibilidade de datas para apresentação e todos foram colocados na programação em um palco aleatório ao festival do palco principal, o que dividirá o público. "O festival é bacana e interessante, mas temos que valorizar a produção local. A nossa região possui grupos profissionais, todos com mais de 25 anos de fundação. São grupos de tradição que trabalham com pesquisa, materiais trazidos diretamente dos países de origem, e foram todos colocados num tablado, para se apresentar enquanto acontece o festival no palco. Chega a ser desrespeitoso", diz Freitas. 

Segundo ele, quando foram iniciadas as conversas sobre a organização da Festa das Etnias, a FCC chamou as associações pra definir a programação. No entanto, os grupos de dança não fazem parte dessas associações e não foram convidados para participar dessas reuniões. Conforme Freitas, algumas apresentações foram agendadas para dias de semana. Muitos integrantes do grupos são universitários e não podem faltar às aulas para comparecer ao evento. "Além do resgate histórico, a dança é um lazer. Não recebemos salário para dançar e a festa gira em torno do dinheiro. As associações produzem dinheiro para manter a festa e os grupos não ganham cachê. O grupo depende de todos os dançarinos para uma apresentação bela, queremos mostrar para população o que tem de melhor", diz.  

Conforme o presidente da FCC, Júlio Lopes, uma reunião será realizada no dia de hoje para tentar resolver o pedido do Grupo Valsugana. Segundo ele, a princípio, a programação deve continuar como está. "O Grupo Valsugana se apresentará no palco principal no domingo, às 20 horas. É um horário nobre. Eles têm meia hora para apresentar todo o projeto deles. E nós estamos interessados em manter essa apresentação. Domingo é sempre o dia mais movimentado da Festa das Etnias", frisa.  

Conforme Lopes, ele já consultou os outros grupos de danças e estão todos de acordo com a programação. "Irei receber o Grupo Valsugana hoje, e espero conseguir resolver esse problema", acrescenta.

Clique aqui e leia na íntegra a carta enviada pelo grupo Valsugana à FCC.

Portal Engeplus