Geral

Grupo de Teatro Raízes do Carvão encerra XVI Cipamin com orientação de segurança e humor

Atores voluntários da Carbonífera Catarinense mais uma vez promovem através de encenação boas práticas de segurança e saúde no trabalho.

No palco e nos bastidores, 13 voluntários da Carbonífera Catarinense apresentaram na tarde da última sexta-feira o espetáculo “Segurança se faz todos os dias, não deixe pra depois”. A peça contou a história de três acidentes que poderiam ter sido prevenidos se os colaboradores tomassem os cuidados necessários.

A peça abordou acidentes em trajetos, choque e caimento de pedra. O espetáculo fez parte do XVI evento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração – CIPAMIN, promovido anualmente pelo Sindicato da Indústria de Extração Carvão do Estado de Santa Catarina – Siesesc, onde temas de segurança no trabalho são abordados.

O engenheiro de segurança no trabalho e diretor do grupo, Pedro Daminelli, se disse satisfeito com o resultado. “Podemos ver que a interação e integração dos colaboradores é sempre importante, tanto no dia a dia da empresa como no palco. Eles deram o seu melhor e o resultado foi extraordinário. Fizemos o público rir e, ao mesmo tempo, refletir sobre a importância dos EPIs no desenvolvimento de cada função", destacou.

O estreante Esmael Florêncio, que é bombeiro de subsolo, arrancou risos da plateia quando entrou no palco interpretando Carlos Augusto, o filho de um dos acidentados. “Nunca tinha participado de nenhum espetáculo na minha vida. Inclusive, achei que nem ia gostar, mas depois que participei do primeiro ensaio, fiquei muito entusiasmado. O teatro é uma forma fácil e eficaz de mostrar os cuidados com o trabalho dos mineiros”.

A próxima apresentação do grupo está prevista para outubro na XVI SIPATMIN (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho na Mineração), evento interno da Carbonífera Catarinense.

Elaine Vilaça / Comunicação Carbonífera Catarinense

[soliloquy id=”185955″]