Cultura

Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Nova Veneza se apresenta na Itália

Participação em festival internacional na Europa marcará os 25 anos de fundação do Grupo.

Os 25 anos de fundação do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro Nova Veneza serão comemorados com apresentação no Festival Internazionale Del Folklore ´Sile Folk´, que acontece entre 07 e 13 de julho, em Treviso, na Itália.

Os dançarinos embarcam nesta terça-feira (05) rumo ao Velho Continente, onde permanecerão por uma semana em apresentações em Treviso e representarão o Brasil no evento que reunirá grupos da Alemanha, Espanha e Bielorússia.

Conforme a presidente do Grupo, Susan Bortoluzzi Brogni, esta imersão no país europeu coroará as duas décadas e meia de trabalho e dedicação de todos os dançarinos que compõem ou já passaram pelo Grupo. “Desde a fundação, em fevereiro de 1991, nossa meta era ir para a Itália e alcançamos isso justamente neste momento em que comemoramos os 25 anos. É o nosso presente”, salienta.

Ao todo 23 dançarinos darão vida a 10 coreografias premiadas no Festival de Dança de Joinville e especialmente reservadas para o evento europeu.

De acordo com Susan, a escolha do grupo que voltou o olhar para o laço afetivo secular entre Nova Veneza e Treviso, bem como toda a região do Vêneto, despertou o interesse da cidade italiana em contar com o grupo brasileiro na mostra. “Nosso repertório é fruto de um trabalho minucioso de estudo, do resgate cultural dos imigrantes em Nova Veneza. Nossas coreografias são compostas a partir de uma visão diferenciada, e é isso que vamos levar para lá, é nossa visão do que trouxeram para cá”, sublinha.

O Grupo conseguiu concretizar o sonho de dançar em solo italiano com o apoio da Prefeitura de Nova Veneza, empresários e comunidade.

Sobre o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza

Fundado em 21 de fevereiro de 1991, o Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza tem o objetivo de resgatar a cultura italiana através da dança, preservando e difundindo os costumes e tradição dos imigrantes que colonizaram Nova Veneza em 1891.

O Grupo conta com 87 componentes divididos em quatro categorias: Infantil, Infanto-Juvenil, Sênior e Adulto. Entre as conquistas, o Grupo é detentor de 11 premiações do Festival de Dança de Joinville, além de participações especiais em todo o território nacional e também apresentações internacionais.

Sobre o Festival Internazionale Del Folklore ´Sile Folk´: Festival Internazionale Del Folklore ´Sile Folk´, que acontece em Treviso, na Itália, de 07 a 13 de julho, reúne apresentações de danças folclóricas nacionais e internacionais destinadas a preservar o folclore de cada país.

Colaboração: Fernanda Zampoli – Assessoria de Imprensa 

  • c1b962d6092ebad4e470a8ce7fc8e1e1
  • eeedb0ecc8b83f55c818606b8ca0b52b