Geral

Grupo Fontanella assume direção da Rádio Cruz de Malta a partir de sábado

Conforme o contrato, o arrendamento da emissora é por um período de quatro anos

A Rádio Cruz de Malta, um dos veículos de comunicação mais tradicionais do município de Lauro Müller, a partir de sábado, 1º de junho, passa a ser comandada pelo Grupo Fontanella, que arrendou a emissora por um período de quatro anos. Considerada uma das rádios mais antigas da região, a Rádio Cruz de Malta nasceu em março de 1946, cerca de dez anos antes da emancipação político-admistrativa do município de Lauro Müller.

Desde o ano 2000 a rádio está sob o comando da família Librelato, que na época fez a aquisição ao lado de outros sócios. O projeto de comprar a emissora foi idealizado pelo  empresário Luiz Tadeu Librelato, que ocupou o cargo de diretor geral até falecer em setembro de 2006, vítima de uma lesão no cérebro. A rádio era uma das paixões do empresário, que inclusive era apresentador de um programa esportivo e integrava a equipe de esportes da emissora. No tempo em que ocupou o cargo de diretor, Tadeu fez uma renovação estrutural e organizacional da rádio.

A atual diretora da emissora, vereadora Soraya Curcio Librelato, viúva de Tadeu, destaca que alugou o veículo para poder se dedicar mais no cargo público que exerce como vereadora. “Pretendo visitar mais as comunidades de Lauro Müller, estar ao lado das pessoas, ouvindo seus anseios, exercendo a verdadeira função de vereadora. Tenho também outros projetos pessoais para cuidar e para isso preciso de tempo. Por isso resolvemos alugar a emissora por uns anos”, justificou Soraya.

Com o objetivo de diversificar os investimentos e apostar em um novo segmento o Grupo Fontanella assume a rádio com a missão de logo de início fazer alguns investimentos, como a aquisição de um novo transmissor e a mudança de local onde está instalada a antena. “A oportunidade de arrendar a emissora surgiu para nós e como gostamos de rádio e sabendo da importância que a Cruz de Malta possui, resolvemos fazer esta experiência”, disse o diretor do Grupo Fontanella, empresário Valdir Fontanella.

Algumas modificações já estão sendo estudadas pelo grupo e novos profissionais deverão ser contratados. “Queremos fazer uma rádio voltada para o ouvinte, para atender as necessidades de toda população”, destacou Fontanella.

Saiba mais

A Rádio Cruz de Malta nasceu em março de 1946, quando Aldo Speck, juntamente com seu irmão Adalberto e com os amigos, Abady de Souza, Dr. Cotrin e Benjamim Barreto resolveram instalar uma estação de rádio. Ela funcionou inicialmente como serviço de alto falante instalado sobre um poste de madeira, no local onde hoje reside a família Doneda.

Operou clandestinamente com o nome de Rádio Clube Lauro Müller, por três anos. O primeiro estúdio foi instalado em uma casinha de 12 m², local onde atualmente funciona a agência do INSS e o SUS.

Mantém uma programação popular e informativa, transmitida em AM (830 Khz). Pode ser sintonizada em qualquer parte do mundo via net (www.radiocruzdemalta.com.br),  serviço lançado no início de 2005, sendo uma das primeiras do Estado a conquistar tal tecnologia.

A Rádio Cruz de Malta faz parte da história do município de Lauro Müller. Ao longo dos seus mais de 60 anos de existência viu sair dos seus quadros de locutores e diretores, pessoas que galgaram grande popularidade, conquistando postos como prefeitos, vice-prefeitos e até deputado estadual. Somente no último pleito eleitoral foram eleitas três pessoas que tinham participação ativa na emissora: prefeito Fabrício Kusmin Alves, que apresentava o programa Trocando Ideias nas manhãs de sábado; vereadora Soraya Curcio Librelato, diretora da emissora; e vice-prefeito Ramiris Fontanella, que participava com frequência do programa Sábado Show, que ainda é veiculado nas manhãs de sábado.