Poder Legislativo

Grupo Geração Luz: educação como aliada na prevenção às drogas em Orleans

O integrante do Grupo Geração Luz, Junior Goulart, utilizou a tribuna livre da Câmara de Vereadores de Orleans, durante a sessão ordinária dessa segunda-feira (4), para divulgar os trabalhos realizados, objetivando a prevenção às drogas em escolas de Orleans e de municípios vizinhos e também voltados à comunidade em geral.

Segundo ele, o grupo é formado por oito profissionais da área da saúde, que se encontram desde o início deste ano. Dois são psicólogos e os demais são técnicos em reabilitação de dependentes químicos. O grupo realiza um trabalho denominado de prevenção reflexiva por meio da dramatização. “São peças que fazem com que o adolescente, a família e a comunidade como um todo reflitam sobre as práticas do dia a dia”, explicou.

"Poucas pessoas sabem que há, em Orleans, profissionais especializados para trabalhar com essa temática. Isso é pouco divulgado porque ainda não está inserido nas políticas públicas, nos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS ou nas comunidades terapêuticas, por exemplo. São espaços a serem conquistados. Por isso, buscamos reafirmar esse espaço. Nosso intuito é chamar atenção para este assunto e realizar um trabalho voltado à dependência química”, continuou.

Atualmente, o grupo atua com as práticas preventivas, mas possui projeto de ampliar a área de atuação, voltando-se também ao apoio familiar e à reabilitação. Dessa forma, serão três frentes de trabalho. “Além da prevenção, para evitar que a criança ou o adolescente tenham contato com as drogas, pretendemos trabalhar com o apoio familiar. Nós acreditamos que a família é fundamental no processo de reabilitação do dependente químico, ela se faz presente incentivando. Mas, além disso, também sofre e se sente perdida nesse processo, sem saber o que fazer”, detalhou.

Já em relação à reabilitação, Junior defende que deve ser vista como uma doença e sem preconceito. “Entendemos que o ser humano, o dependente químico, é passível de recuperação, que está em um processo. O que muitos veem como marginalidade, é, na verdade, uma doença que precisa de tratamento especializado”, defendeu. Por isso, ele acredita que propagar informações sobre isso é fundamental e contribui para a educação.

“Trabalhamos com um impacto social, que são as drogas. A cada dia, vem consumindo as famílias, adolescentes e crianças. Acreditamos que isso se combate com a educação. É uma questão social, de segurança e de saúde sim, mas que envolve a educação também como um pilar, a partir de práticas preventivas e educativas que podem minimizar o sofrimento”.

Contudo, dificuldades, principalmente financeiras, são enfrentadas. Por isso, o Grupo Geração Luz conta com o apoio dos vereadores. “Por ser um trabalho voluntário, enfrentamos dificuldades financeiras. Atendemos municípios vizinhos também e percebemos a falta de incentivo no que tange a políticas públicas de prevenção às drogas. O que temos de prevenção hoje é o Proerd, mas atende uma demanda infantil. Contudo, é na fase da adolescência que se está mais exposto às drogas. Não se pensa em políticas preventivas para adolescentes e nosso propósito é defender essa bandeira, pensando justamente em minimizar sofrimentos e fazer com que vidas possam se transformar a partir de práticas reflexivas”, concluiu. 

Ordem do dia

Na oportunidade, os vereadores aprovaram por unanimidade:

Projeto de Lei do Executivo – PE nº 19, de 23 de junho de 2016, que altera o anexo único da Lei Municipal nº 2.648, de 16 de dezembro de 2015.  Apoio financeiro no valor de R$ 40 mil ao Conselho Comunitário de Rio Pinheiros Alto para a substituição do telhado e para reforma do ginásio de esportes da comunidade.

Justificativa: “O Município repassou para a comunidade de Rio Pinheiros o valor de R$ 40 mil para colaborar na substituição do telhado do ginásio de esportes. Ocorre, porém, que surgiu a necessidade de realizar serviços de reforma no referido ginásio, oportunidade em que apresentamos o presente Projeto de Lei, pois a Lei anterior previa, no anexo único, somente a substituição do telhado”.

Indicação nº 30/2016. Solicitar ao Poder Executivo projeto de reforma e melhorias na antiga creche em Pindotiba para transformar em um Centro de Atendimento ao Idoso e em sede para o Grupo da Terceira Idade de Pindotiba. Autor: Rodinei Pereira (PSD).

Para assistir ao vídeo da sessão ordinária na íntegra, clique neste link.

[soliloquy id=”184949″]