Geral

Água: é preciso usar com consciência

A baixa incidência de chuva e as altas temperaturas pode comprometer a regularidade no abastecimento de água

Nas últimas semanas, a pouca incidência de chuva e as altas temperaturas ocasionou um consumo elevado de água. E não é para menos. Com o calor absurdo quem não tem piscina e não pode ir à praia, se refresca como pode. Vale até o tanque!

A questão é que nesta época é preciso que a população utilize a água de forma consciente. A falta de chuva compromete a regularidade da distribuição em alguns municípios da região.

Segundo o diretor técnico da Saneamento, Rondinaldo Paiva de Lima, um dos bons exemplos de incentivo ao uso consciente da água é através de mudanças culturais.

“Com iniciativas simples, sem comprometer o conforto e o atendimento às necessidades do dia a dia, cada tubaronense poderia diminuir em até 40 litros por dia o consumo de água. Fechar a torneira enquanto escova os dentes, por exemplo, pode trazer uma economia de 20 litros", sugere o profissional em entrevista ao Jornal Notisul.

Conforme o climatologista da estação meteorológica Oregon, Rafael Marques, as temperaturas mais altas para esta época são atípicas. Um exemplo é os 43.4ºC desta terça-feira.

"Temperaturas como estas, são comuns só nos meses de fevereiro e março”, afirma Rafael. Conforme o setor de clima e previsão do tempo da Epagri/Ciram, há registro de chuvas para os próximos dias, mas não o suficiente para refrescar e para deixar os reservatórios no nível ideal.

Faça a sua parte
Fique atento às dicas para reduzir o consumo:

• Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar;
• A água do tanque ou da máquina pode ser reutilizada para lavar calçadas, por exemplo;
• Use a vassoura e não a mangueira para retirar a sujeira;
• Para lavar o carro, utilize um balde;
• Reduza o tempo do banho e da torneira aberta ao efetuar a higiene bucal ou lavar louça, por exemplo;
• Verifique se há torneiras pingando ou vazamento em vaso sanitário e nas demais instalações da rede interna;
• Se observar vazamento de água na rua, avise a Tubarão Saneamento imediatamente. O telefone é o 0800-648-9596. A ligação é gratuita.