Napoleão Bonaparte foi um líder militar muito conhecido tanto na Europa quanto em todos os continentes do planeta. Responsável por comandar a França revolucionária a partir de 1804, Napoleão foi conhecido por seu poder e por possuir um exército extremamente forte, capaz de invadir e tomar muitos territórios.
Durante o tempo de seu reinado, ocorreram muitas guerras entre a França e outros países europeus, chamadas de Guerras Napoleônicas. Esse período foi marcado por grandes conquistas territoriais para a França, que, de muitas batalhas, perdia muito poucas, assim o país estava aos poucos conquistando toda a Europa. As guerras de Napoleão tiveram um impacto tão grande no continente que acabaram modificando muitas coisas no cenário geopolítico europeu, contribuíram para a dissolução total do Sacro Império Romano-Germânico, bem como fizeram com que pensamentos de patriotismo e nacionalismo tomassem grande proporção pelos países.
Em 1806, Napoleão decretou o Bloqueio Continental, que consistia na proibição de todos os países europeus de comercializarem com a Inglaterra. Alguns países não aderiram ao decreto, por isso as tropas francesas invadiram seus territórios. Um exemplo foi Portugal, onde a família real teve que, às pressas, ser deslocada para uma de suas colônias, o Brasil.
A Rússia, ao se opor ao tratado do Bloqueio Continental, também foi invadida por Napoleão. Porém, devido ao extremo inverno russo e à falta de alimentos, as tropas francesas foram aos poucos sendo dizimadas até serem completamente derrotadas. Daí em diante, as próximas batalhas em que a França se envolveria resultariam em derrotas, o que levou, em 1814, à abdicação de Napoleão, e um ano após, oficialmente, ao fim das guerras de seu reinado.
Fontes Consultadas:
WIKIPEDIA. Guerras Napoleônicas. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerras_Napoleônicas Acesso em 20 dez. 2024.