Geral

Guia do Imigrante é lançado em Criciúma

Foto: Divulgação / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

Foto: Divulgação / Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma

A cidade de Criciúma tem sido o destino de centenas de imigrantes. As oportunidades oferecidas pelo município servem de incentivo para os que desejam arriscar uma nova oportunidade longe de casa.

Só no ano de 2014, mais de três mil novos estrangeiros vieram para a cidade. Muitos deles chegam de forma ilegal e não sabem os encaminhamentos que devem ser dados para regularizar a situação, assim como não sabem onde ficam os postos de atendimentos para saúde, bem como funciona o transporte público e não tem conhecimentos de um local onde possam ficar temporariamente quando chegam na cidade, até então, um destino desconhecido.

Ponderando essas questões e a dificuldade de localização dentro do município pelos estrangeiros, foi desenvolvido um Guia para os Imigrantes ou, oGuide for Immigrants. O material de orientação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Criciúma e a Associação Empresarial de Criciúma – ACIC.

“Com a chegada desses ganeses, haitianos e demais estrangeiros, o guia se tornou uma necessidade. É como se fosse uma bússola”, brinca o prefeito, Márcio Búrigo. “Eles vão ter em mãos um instrumento de localização, numa linguagem que eles compreendem e poderão se deslocar pela cidade com mais facilidade, tendo a certeza de que chegarão ao destino correto. Com as informações contidas no guia, eles podem sentir mais segurança e firmam o livre direito de ir e vir. Nós queremos que Criciúma seja um bom lugar para eles, que eles se sintam bem aqui e acreditem que a cidade pode ser uma nova oportunidade para eles”, complementa o prefeito.

O lançamento do Guide for Immigrants será nesta quarta-feira (13), às 16h, no Salão Ouro Negro, na Prefeitura de Criciúma.

Welcome to Criciúma – What you should know

Quando se fala em desenvolvimento econômico da cidade a ACIC é umas das principais parceiras do Governo de Criciúma e também de outras entidades. “Os imigrantes aqueceram a economia da região. É nosso dever receber todos eles da melhor forma possível e mostrar que a nossa cidade é um local para fazer futuros investimentos”, explica César Smielevski, presidente da ACIC.

O guia traz dados importantes para que o imigrante saiba o que fazer quando chega na cidade. No guia consta a Casa de Passagem, que serve como um lugar temporário, até que o estrangeiro consiga comprar ou alugar um lar definitivo. O material também orienta sobre a importância da regulamentação dos documentos necessários para permanecer legalmente na cidade.

Definido o lugar para ficar e com os documentos regularizados é hora de procurar um emprego. No guia se encontra algumas explicações sobre a jornada de trabalho no Brasil como: remuneração, período de experiência, aviso prévio e abandono de emprego.

No verso do guia está ilustrado um mapa que destaca os principais pontos da cidade como a Prefeitura de Criciúma, o Hospital São José, os Terminais Rodoviários, a Polícia Federal, a Casa de Passagem e o Pronto atendimento 24h. O guia, disponível em inglês e francês, deve trazer mobilidade independente para os estrangeiros que vivem em Criciúma.

Colaboração: Diretoria Executiva de Comunicação de Criciúma