Poderes Municipais

Há 132 anos os primeiros legisladores assumiam suas funções em Araranguá

O presidente da Câmara de Vereadores, Rony da Silva, fez uma pausa na rotina para destacar os 132 anos em que os primeiros legisladores assumiram suas funções em Araranguá

Foto: Arquivo / Sul in Foco

Foto: Arquivo / Sul in Foco

O dia 28 de fevereiro é uma data histórica para a política e o desenvolvimento de Araranguá. Consciente disso, o presidente da Casa, vereador Rony da Silva (PMDB) fez uma pausa na rotina para destacar os 132 anos (1883) desde que os primeiros legisladores assumiram suas funções no município.

Rony da Silva destacou que Araranguá possui uma história rica em fatos e personagens. “Muitos desses capítulos estão retratados na galeria instalada junto à sede da Câmara de Vereadores. A comunidade pode visitar e apreciar essa exposição. Esses relatos são resultados do acervo “Memória do Poder Legislativo de Araranguá” feito com brilhantismo pela historiadora Micheline Vargas de Matos”, lembrou.

Posse demorou dois anos

De acordo com relatos feitos pela historiadora na exposição, a* primeira eleição para a formação do Poder Legislativo de Araranguá ocorreu em 1º de julho de 1881, quase um ano e meio depois da criação do município, ocorrida em 1880. Na época, os candidatos eram, em sua maioria, agricultores e comerciantes. Como o município ainda não dispunha de uma estrutura adequada para o funcionamento, os vereadores só tomariam posse após passados quase dois anos. 

Em consequência disso, os primeiros legisladores assumiram em 28 de fevereiro de 1883, em uma solenidade ocorrida no paço municipal. Na data, José Jorge de Bittencourt e Souza presidiu a sessão. O evento ocorreu após a realização de uma missa de ação de graças celebrada pelo padre Júlio Carlos de Oliveira, ato voltado à comemoração da instalação do município. 

Os vereadores empossados seguiam, para a realização do mandato, a Constituição Imperial de 1824, que remetia às Câmaras de Vereadores as funções legislativa e executiva. 

A primeira legislatura seguiu até 1886; já a segunda começou um ano depois e seguiu até 1892. Durante ambos os períodos, o presidente da Câmara de Vereadores de Araranguá foi Porphirio Lopes de Aguiar.

(*) Fonte1 : ROCHA, Micheline Vargas de Matos. Memória do Poder Legislativo de Araranguá: pesquisa, identificação e registros históricos das legislaturas de 1883 a 2012. Araranguá: 2012.

Colaboração: João Carlos / Assessoria de Imprensa