Geral

Hackathon une indústria, sociedade e academia

Evento, que ocorre em junho, terá dois dias de trabalho, discussões e troca de ideias na Satc

Divulgação

Trazer novas visões para um problema ou situação que incomoda a indústria. Pensar em alternativas que ainda não foram discutidas. Essas são iniciativas que vão surgir durante o Hackathon que será realizado na Satc. O evento, que ocorre em junho na instituição, terá quatro desafios lançados, um para cada empresa parceira.

Podem participar estudantes, a partir de 15 anos, e profissionais que queiram integrar as equipes. São 60 vagas no total. Cada participante fará parte de um time que terá como meta apresentar uma solução ao desafio proposto pela empresa e todos os participantes receberão premiação. “Serão quatro empresas que poderão trazer essa questão que precisam resolver, com um foco específico na área de meio ambiente”, informa o coordenador do Hackathon, Daniel Pezente.

O evento, que é um desafio em forma de maratona, tem na inovação o seu foco. “Importante ressaltar que quando falamos em inovação não estamos discutindo somente algo que envolva tecnologia. Podemos inovar em uma ação, produto ou processo”, ressalta a integrante da Comissão Organizadora do Hackathon, Regina Freitas Fernandes.

Cada desafio proposto terá três times atuando. Formados por equipes multidisciplinares, os times deverão propor ideias para as questões apresentadas. O foco é trazer soluções que contribuam para a redução de custos, de impactos ambientais, ou que possam gerar novas oportunidades de negócios para as empresas.

Busca por novas parceiras

A coordenação do Hackathon está buscando o apoio da indústria. As empresas parceiras que vão trazer seus desafios para dentro do evento ainda não foram definidas.

O prazo para concluir essa etapa é dia 31 de março. Até lá, a organização do Hackathon já quer estar com os quatro parceiros definidos. “Além de ter sua questão sendo debatida pelos times, as marcas também estarão presentes no dia do evento, com um mentor que vai acompanhar os grupos”, afirma Pezente.

A maratona é organizada pela Satc e conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O aporte financeiro será utilizado para as palestras e divulgação. Informações adicionais podem ser obtidas no e-mail: [email protected] ou no telefone (48) 3431-7628.

Hackathon é oportunidade de aprendizado

Com foco no público acadêmico, a partir dos 15 anos, mas sem limite final de idade, o Hackathon possibilita a troca de experiências e formação de oportunidades. O formato de maratona é mais um atrativo para quem participa, que gosta de disputas e desafios.

“Teremos mentores nas áreas de meio ambiente, custos, inovação e gestão. Eles estarão dando o suporte para os times”, explica Regina. O evento ocorre dias 4 e 5 de junho na Satc. O período de inscrições para estudantes e profissionais que queiram participar inicia em abril.

Notícias Relacionadas

Cachorro “aussaltante” é flagrado ao levar salame de padaria em Criciúma; veja vídeo

Tutor do animal se dispôs a pagar pelo prejuízo, mas padaria deixou salame de cortesia

Sequestro relâmpago acaba em grave acidente em SC

Duas pessoas foram feitas reféns no sequestro relâmpago; o criminoso tomou a direção do carro, mas bateu em seguida

Cidades da Serra têm alta de até 60% na economia em maio incomum com neve

Restaurantes, lojas e postos de combustíveis reforçaram lucros com "boom" de turistas

Serra do Corvo Branco é liberada de Urubici até o corte

Equipes coordenadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) trabalham na limpeza da rodovia e na recuperação de encostas há cerca de 10 dias, quando fortes chuvas atingiram Santa Catarina