Saúde

Hemosc deverá realizar outras captações na Amesc

A avaliação foi positiva da captação de sangue inédita realizada nesta semana em Araranguá. Ao todo foram realizadas 44 captações do tipo 0 negativo na coleta externa do Hemosc realizada na sede da AMESC

Divulgação

A avaliação foi positiva da captação de sangue inédita realizada nesta semana em Araranguá. Ao todo foram realizadas 44 captações do tipo 0 negativo na coleta externa do Hemosc realizada na sede da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense, que se tornou um ambiente especial para a coleta de sangue. Todos os tipos são importantes, porém diante das dificuldades com o estoque, este em específico é o chamado doador universal, que pode atender a todos, e portanto teve a ação diferenciada.

A equipe do Hemosc de Criciúma se deslocou para Araranguá e organizou a estrutura de captação na sede da AMESC. A responsável pelo setor de captação do hemocentro de Criciúma, Maria Regina Boteon Buttner, explica que a estratégia foi possível através de uma parceria da AMESC, Lions Clube e Secretaria de Saúde. Maria Regina explica que haviam 65 doadores cadastrados, sendo que 54 candidatos a doação comparecem e destes 44 conseguiram completar a coleta, sendo que o saldo foi bastante positivo. “Toda o processo de captação foi feito de forma informatizada, e por isso nesta primeira coleta foi mais demorada, mas esperamos que a parceria se mantenha, e hajam novas coletas externas e sejam mais ágeis a partir destas experiência”.

Para o presidente da AMESC, prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, é essencial que a entidade municipalista se coloque à disposição das causas em favor da população e não poderia ser diferente nesta situação.

Rudson Dagostin foi um dos doadores O negativo cadastrados que foi chamado para participar da ação. “Parabéns aos organizadores e equipe! Tudo da melhor forma! Ficamos na torcida e expectativa para ser mais frequente essas campanhas!”, salientou.

O Lions Clube Araranguá Centro agradece todos os doadores. Agradecem ao Hemosc pelo belíssimo trabalho e a AMESC e Secretaria Municipal de Saúde de Araranguá pela parceria.

Notícias Relacionadas

Alunos do Colégio Satc transformam sacos de ração em soluções sustentáveis

Projeto ‘Quanto pesa nossos atos’ foi realizado com estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio integrando as disciplinas de Química, Física e Biologia

Comarca de Orleans abre cadastro de entidades para destinação de penas pecuniárias

Em 2023, seis entidades receberam mais de R$ 83 mil

Cerca de 30% das unidades escolares em SC estão com professores em greve, indica sindicato

Na Capital do Estado, metade das escolas estaduais também estão enfrentando a adesão dos professores à greve

Escola é alvo de arrombamento e televisores são furtados em Cocal do Sul

A PM foi acionada durante o final da noite dessa segunda-feira, dia 22