Geral

Hemosc necessita de doação de sangue tipo negativo

Inverno e período de férias fazem cair o número de doadores

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) precisa de todos os tipos de sangue, mas a maior necessidade no momento é para o de RH negativo. “Todos os tipos de sangue são importantes, mas os tipos negativos são mais raros e há uma necessidade maior por estes”, afirma Ana Rúbia Pelegrin Zanette, responsável pela captação de doadores.

“Os períodos de maior queda de doadores ocorre no inverno, quando há muitos casos de gripe, o que impossibilita a doação, e na época de férias de verão, neste caso porque as pessoas vão para as praias”, relata Ana.

“Precisamos de 60 a 70 doações por dia para manter o banco abastecido. Atendemos 28 locais, entre hospitais e clínicas desde Passo de Torres a Tubarão. Além da doação de sangue, temos o cadastro para doador voluntário de médula óssea”, lembra a responsável pela captação de doadores.

Conforme matéria do Portal Satc, o Hemosc funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30. Todos os primeiros sábados do mês, o órgão está aberto também. Se o doador desejar, pode agendar um horário para a coleta. Mais informações no telefone 3433 6611.

Para doar é preciso

. Passar pela triagem clínica;
. Ter entre 16 e 67 anos (pessoas com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal);
. Idade máxima de 60 anos para a primeira doação;
. Pesar mais de 50 kg;
. Sentir-se bem e com saúde;
. Estar alimentado;
. Apresentar documento com foto.

Portal Satc