Saúde

Hemosc precisa de todos os tipos sanguíneos

Hemocentro convoca doadores a comparecerem na instituição.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hemosc de Criciúma precisa de doadores para todos os tipos sanguíneos. Nas últimas semanas, o movimento no hemocentro está abaixo do necessário. O ideal é que compareçam entre 70 e 80 doadores por dia, no entanto, este número não vem sendo alcançado. Nesta quinta-feira, dia 26, feriado nacional, o Hemosc estará fechado. Na sexta-feira, dia 27, estará aberto normalmente. 

Conforme a responsável pelo setor de captação, Maria Regina Boteon Buttner,o hemocentro de Criciúma atende 41 municípios do Sul do Estado, entre Laguna e Passo de Torres. São 28 hospitais e clínicas atendidas na região. Doar sangue é simples, seguro e não expõe o doador a qualquer risco de contaminação. Todo material utilizado é descartável e o volume de sangue coletado é reposto rapidamente pelo organismo do voluntário.

Homens podem doar em um intervalo mínimo de dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. Já as mulheres podem doar em um intervalo mínimo de três meses, não ultrapassando três doações por ano.

O processo de doação leva aproximadamente 50 minutos, são coletados 450 ml de sangue, que podem salvar até três vidas. Para realizar a doação basta o doador ir ao hemocentro com um documento oficial com foto, estar bem alimentado e possuir uma boa saúde, além de pesar mais de 50 quilos e ter entre 18 e 60 anos.

Dos 60 aos 69 anos o doador deve ter feito pelo menos uma doação. Já os doadores entre 16 e 17 anos devem ir acompanhado de um responsável.

O hemocentro de Criciúma é aberto de segunda-feira a sexta-feira, das 7:30 às 18:30. O Hemosc fica localizado na avenida Centenário, no bairro Santa Bárbara.

Colaboração: Douglas Saviato/Assessoria Voluntária