Geral

Hemosc realiza coleta inédita na Amesc

Serão realizadas 65 coletas todas de tipagem O negativo – doador universal

Divulgação

Pela primeira vez o Hemosc de Criciúma vai realizar uma coleta externa exclusiva da tipagem O negativo. A ação inédita ocorrerá na sede da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) na tarde desta terça-feira (12). Serão 65 doadores cadastrados no banco do hemocentro que farão a captação.

O presidente da AMESC, prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, se mostra muito feliz que sua primeira ação oficial como presidente seja uma mobilização tão importante quanto a doação de sangue. “Esta foi uma parceria que com certeza dissemos sim, porque doar sangue é algo essencial e a qual que de alguma forma podemos contribuir. Quem não pode doar, pode divulgar, ou auxiliar de algum meio. O sangue ajuda a salvar vidas”.

A responsável pelo setor de captação do hemocentro de Criciúma, Maria Regina Boteon Buttner, explica que a ação é fruto de uma parceria entre AMESC, Lions Clube e Secretaria de Saúde. A coleta ocorre na sede da AMESC, sendo que todos os doadores fazem parte do banco de dados do HEMOSC e são da tipagem O Negativo, que é o doador universal.

Regina enfatiza que todos os tipos de sangue são muito importantes, e que cada doador é essencial, e que as pessoas podem buscar o HEMOSC para fazer parte desta grande rede de doação e ajudar a salvar vidas. “O sangue O negativo é conhecido como doador universal, porque pode ser transfundido em qualquer pessoa, mas apenas 9% da população tem este tipo sanguíneo. Os hemocentros tem dificuldade de manter os estoques deste tipo sanguíneo devido ser muito usado em casos de urgência e emergência”, enfatiza Regina. A responsável pelo setor de captação ainda complementa a importância da tipagem O negativo. “Também o sangue O Negativo é o mais seguro para os recém nascidos, cujo o sistema imunológico ainda está pouco desenvolvido”.

Notícias Relacionadas

Proposta de participação de agricultores de SC no Programa de Aquisição de Alimentos foi aprovada pelo governo federal

Secretaria de Saúde programa plano operacional da vacinação contra a Covid-19 em Lauro Müller

A vacinação vai iniciar com idosos acima de 75 anos e profissionais de saúde, no primeiro momento. A partir daí novas etapas serão realizadas com outras idades e grupos

Polícia Civil de Criciúma finaliza investigação por roubos e homicídio e um homem é preso

Os investigados, 24 e 23 anos, são apontados como autores de roubo contra um taxista no bairro Presidente Vargas em Içara

Prefeitura de São Joaquim efetiva 43 novos professores na rede municipal

Na ocasião foram chamados 43 novos professores da educação infantil, do pré-escolar e dos anos iniciais