Geral

Hemosc realiza coleta inédita na Amesc

Serão realizadas 65 coletas todas de tipagem O negativo – doador universal

Divulgação

Pela primeira vez o Hemosc de Criciúma vai realizar uma coleta externa exclusiva da tipagem O negativo. A ação inédita ocorrerá na sede da AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) na tarde desta terça-feira (12). Serão 65 doadores cadastrados no banco do hemocentro que farão a captação.

O presidente da AMESC, prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, se mostra muito feliz que sua primeira ação oficial como presidente seja uma mobilização tão importante quanto a doação de sangue. “Esta foi uma parceria que com certeza dissemos sim, porque doar sangue é algo essencial e a qual que de alguma forma podemos contribuir. Quem não pode doar, pode divulgar, ou auxiliar de algum meio. O sangue ajuda a salvar vidas”.

A responsável pelo setor de captação do hemocentro de Criciúma, Maria Regina Boteon Buttner, explica que a ação é fruto de uma parceria entre AMESC, Lions Clube e Secretaria de Saúde. A coleta ocorre na sede da AMESC, sendo que todos os doadores fazem parte do banco de dados do HEMOSC e são da tipagem O Negativo, que é o doador universal.

Regina enfatiza que todos os tipos de sangue são muito importantes, e que cada doador é essencial, e que as pessoas podem buscar o HEMOSC para fazer parte desta grande rede de doação e ajudar a salvar vidas. “O sangue O negativo é conhecido como doador universal, porque pode ser transfundido em qualquer pessoa, mas apenas 9% da população tem este tipo sanguíneo. Os hemocentros tem dificuldade de manter os estoques deste tipo sanguíneo devido ser muito usado em casos de urgência e emergência”, enfatiza Regina. A responsável pelo setor de captação ainda complementa a importância da tipagem O negativo. “Também o sangue O Negativo é o mais seguro para os recém nascidos, cujo o sistema imunológico ainda está pouco desenvolvido”.

Notícias Relacionadas

Homem é assaltado e acaba agredido com golpe de bastão em Tubarão

O crime aconteceu no fim da noite dessa quarta-feira, dia 24, na localidade de Passo do Gado

Morador controla incêndio com mangueira de jardim em Criciúma

O fogo teve início sobre o forro de PVC da sala. A ocorrência foi registrada no amanhecer desta quinta-feira, dia 25

Motorista de aplicativo é alvo de criminosos armados em Criciúma

De acordo com a PM, a resposta foi rápida, sendo recuperado o automóvel em 38 minutos

Pedras Grandes instala réplica do tamanho original do 14 Bis

Funcionários da Prefeitura de Pedras Grande foram responsáveis pela construção e desenvolvimento do projeto