Saúde

Hemosc reforça pedido de doadores de sangue para os dias antes e depois do Carnaval

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

Pela primeira vez, Rogério Breviglieri, 47 anos, doou sangue. Nessa quarta-feira (11), ele foi incentivado pela amiga Ana Luisa Vasel, 26, doadora desde os 18 anos. O ato de solidariedade da dupla, realizado no Hemosc de Florianópolis, ganha ainda mais importância pela época escolhida para doação. Os dias antes e depois do Carnaval sempre registram um menor número de doadores.

Para manter os estoques em dia, a rede do Hemosc precisa efetivar uma média de 500 doações em todo o Estado – apenas em Florianópolis o ideal é atingir 120 doações diárias. A coordenadora do setor de captação, assistente social Roseli Sandrin, lembra que a doação é praticamente indolor e o procedimento é muito simples, com a coleta de sangue demorando apenas entre cinco e sete minutos (veja abaixo os pré-requisitos para ser doador).

O doador Rogério Breviglieri comprova. “É muito simples, tranquilo, sem dor. E o mais importante é que eu sei que vou ajudar alguém que está precisando. Agora quero virar um doador frequente”, afirmou após a primeira doação.

Quem pretende fazer doações nos próximos dias, deve ficar atento aos horários diferenciados. Até sexta, 13, o atendimento é normal: em Florianópolis, das 7h15 às 18h30 – veja aqui os horários das outras cidades da rede. No sábado, 14, o atendimento será exclusivo para coleta agendada de plaquetas em Florianópolis, Joinville e Criciúma. Apenas em Blumenau o atendimento será normal, das 8h15 às 11h.

Na segunda e na terça, 16 e 17, todas as unidades estarão fechadas para doação. E reabrem na quarta, 18h, a partir das 13h.

Seja um doador

O que é necessário para doar sangue:
Ter idade entre 16 e 69 anos completos (jovens de 16 ou 17 anos podem doar desde que acompanhados por responsável legal). O limite de idade para primeira doação é de 60 anos.
Pesar acima de 50 quilos.
Boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo.
Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.
Ter repousado bem na noite antes da doação e estar bom alimentado.
Homens podem doar sangue a cada dois meses, não ultrapassando quatro doações por ano. E mulheres podem doar a cada três meses, não ultrapassando três doações por ano.

Colaboração: Alexandre Lenzi/Secom Governo do Estado