Saúde

HNSC ampliará horário das visitas, em Tubarão

Foto: HNSC/DS

Foto: HNSC/DS

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão, iniciou há um ano o estudo de implantação da “visita ampliada”, que resultou em projeto cujo objetivo é ampliar o horário de acesso dos visitantes às unidades de internação, para garantir o elo entre pacientes e família. Conforme a instituição, estudos confirmam que o envolvimento da rede social do paciente contribui na sua recuperação.

A visita ampliada irá proporcionar mais liberdade à comunidade, pois permitirá que se organize dentro da sua disponibilidade de horário para visitar os pacientes internados. A direção da instituição espera que este novo modelo e horário de visita proporcione maior segurança e um acolhimento mais positivo a todos os clientes. O hospital não divulgou ainda qual será o novo horário e quando que ele entra em vigor.

Para isso, é necessário que o visitante respeite algumas normas, dentre elas evitar circular pelos corredores, fazer barulho, utilizar o álcool disponível nos quartos e corredores para realizar a assepsia das mãos, não trazer alimentos aos pacientes e obedecer ao número-limite de visitantes para cada paciente.

A primeira etapa do projeto prevê o controle da portaria que dá acesso aos colaboradores, médicos, acadêmicos, voluntários e prestadores de serviço. No local, é possível visualizar a reforma. Após a sua conclusão, serão instalados equipamentos e softwares para controle de entrada e saída.

Sistema

Na portaria central, onde o fluxo de pessoas é maior, será implantado o sistema de catracas para controlar, facilitar e agilizar o acesso dos acompanhantes e visitantes. Para isso, a recepção central da instituição passará por algumas mudanças na sua estrutura e nas rotinas.

Por medida de segurança, cada leito terá direito a um acompanhante e dois visitantes por vez. Com o sistema implantado, visitantes e acompanhantes terão acesso ao hospital com um crachá de identificação que será fornecido no momento da visita, e cuja apresentação será obrigatória. O cadastramento e entrega do crachá aos visitantes e acompanhantes será realizado mediante a apresentação de documento de identificação com foto.

Com informações do site Diário do Sul