Geral

Hoje à meia-noite termina o horário de verão

À zero hora deste domingo, 21 de fevereiro, atrase seu relógio em uma hora

Foto: Reprodução / G1

Foto: Reprodução / G1

À zero hora deste domingo, 21 de fevereiro, termina a 40ª edição do Horário de Verão e os brasileiros que vivem nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste devem atrasar o relógio em uma hora. Segundo estimativa do Operador Nacional do Sistema – ONS, durante esse período com o relógio alterado, o operador aponta que a racionalização de investimentos que seriam necessários para atender a demanda da estação, evitam custo de R$ 7,7 bilhões.

De acordo com o ONS, os principais benefícios da redução de demanda no horário de ponta são aumento da segurança operativa; flexibilidade para efetuar manutenções e redução potencial de cortes de carga em situações de emergência; além da diminuição dos custos de operação do Sistema Interligado Nacional – SIN Santa Catarina.

A estimativa de redução na demanda é de 175 MW no horário de ponta noturna, entre as 18h e 21h, o equivalente a 5% do registrado na média do ano. O valor representa 70% da demanda máxima de Florianópolis.

Histórico – O Horário de Verão foi instituído no país em 1931, por Getúlio Vargas, com o nome sugestivo de “Hora de Economia de Luz”. Foi adotado em quatro períodos distintos: de 1931 a 1933, de 1949 a 1953, de 1963 a 1968 e no atual, que vem ocorrendo desde 1985, sem interrupção.

Colaboração: Comunicação Celesc