Segurança

Homem é picado por cobra peçonhenta na Serra de SC

Bombeiros fazem alerta sobre o que nunca deve ser feito em ocorrências envolvendo esses animais

Divulgação

Um homem de 31 anos foi picado por uma cobra peçonhenta em Cerro Negro, na Serra Catarinense, nesta segunda-feira (6). Ele foi medicado e entubado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo a equipe do Batalhão de Aviação da Polícia Militar, devido à gravidade da situação, o homem foi levado para o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, pela equipe do Águia 4.

As ocorrências envolvendo cobras e animais peçonhentos têm sido frequentes em Santa Catarina. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, em caso de picada de animais venenosos como cobras, aranhas e escorpiões, o local onde a pessoa foi atingida deve ser lavado com água e sabão; anéis, pulseiras e braceletes devem ser tirados e a vítima deve ser levada ao pronto-socorro imediatamente. Se possível, o animal – mesmo morto – deve ser levado para identificação.

De acordo com os Bombeiros, há também atitudes que jamais devem ser tomadas nestes casos:

  • Não amarre o membro ou faça torniquete
  • Não corte o local da picada
  • Não chupe o local da picada
  • Não coloque substâncias no local da picada 

Em caso de picada de animais peçonhentos, além do telefone 193 do Corpo de Bombeiros, a população pode acionar o Samu, por meio do número 192, ou pode entrar em contato com o Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIATox/SC) pelos números 0800 643-52-52 ou (48) 3721.9535.

Com informações do NSCTotal

Notícias Relacionadas

Teto de juros do consignado do INSS cairá para 1,68% ao mês

Novo limite foi definido pelo Conselho Nacional da Previdência Social

Morte de cão encontrado sem vida pendurado em portão de casa é investigada em SC

Animal estava preso pelo pescoço e havia morrido instantes antes de ser achado por equipe de resgate. Boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil em Itapema.

Tigre apresenta oficialmente atacante Allano

Perícia constata ‘lesão corporal por queimadura’ em bebê que teve ferimentos no pé em creche de SC, diz polícia

Associação que administra unidade em Criciúma também informou que apura o evento. Entidade é a mesma que cuida da creche onde um bebê apareceu com hematomas por mordida no rosto.