Trânsito

Horários e itinerários do transporte coletivo de Criciúma são reajustados

Mudanças nas linhas de ônibus visam a racionalização do transporte coletivo no município.

Foto: Divulgação / Comunicação Prefeitura de Criciúma

Os usuários do transporte coletivo de Criciúma precisam se organizar com as alterações que as linhas de ônibus vêm passando. Visando racionalizar os gastos do sistema, a Diretoria de Trânsito e Transporte – DTT de Criciúma, em parceria com a Associação Criciumense de Transporte Coletivo – ACTU, está realizando ajustes nos horários e itinerários das linhas de ônibus.

As alterações estão sendo executadas com base em estudos técnicos elaborados a partir do decreto n° 1097, de 6 de julho de 2017, que criou a Comissão de Estudos de Racionalização do Sistema de Transporte Público. Conforme a engenheira civil da DTT de Criciúma, Caroline Paim Zanette, os estudos foram finalizados em novembro de 2017.

Em dezembro, foi instalado o Centro de Controle Operacional – CCO e o aplicativo Moovit, que auxilia os usuários com horários e rotas de ônibus. “A partir daí, iniciamos o trabalho de racionalização das linhas, a fim de evitar que os transportes se desloquem vazios pela cidade. Nosso sistema está direcionado para 1,5 milhão de passageiros, mas só transportamos 950 mil. A alteração é no sentido de racionalizar a oferta com a demanda. A redução está na faixa de 13%”, explica.

Segundo a engenheira, cuidados estão sendo tomados para que os usuários não sejam prejudicados. “Toda mudança está sendo realizada com base em estudos. Se algum equívoco ocorrer, vamos rever a modificação. Porém, os munícipes precisam entender que o transporte é coletivo, por isso, a coletividade é vista em primeiro lugar. É inviável colocarmos um veículo, com motorista e todas as despesas contidas, para atender apenas um ou dois usuários. Nossa principal intenção é evitar o reajuste da tarifa e qualificar o sistema público”, ressalta.

Há duas semanas, foi realizada a mudança em cinco linhas do eixo troncal: Amarelinho, duas da Interbairros e duas da Expresso. No último domingo (25), a alteração foi realizada em quatro eixos: Demboski/Linha Anta, Rio Maina, Hospitais e Renascer/Ana Maria. As informações estão sendo divulgadas com sete dias de antecedência nos ônibus, terminais e através dos motoristas e fiscais dos Terminais Urbanos de Criciúma.

De acordo com Caroline, a mudança está sendo realizada de forma gradativa para que a população se adapte às alterações. “Pedimos aos usuários que se informem e se programem. Nós não deixaremos de atender nenhuma localidade. Pode ser que o horário mude alguns minutos ou o transporte passe na rua ao lado, mas o ônibus não vai deixar de passar em nenhum lugar”, salienta.

À medida em que os horários e os itinerários são alterados, as informações são atualizadas automaticamente no aplicativo Moovit e no site da Prefeitura de Criciúma, através do link www.criciuma.sc.gov.br/horariosdeonibus.

Colaboração: Comunicação Prefeitura de Criciúma

Notícias Relacionadas

Empresas de transporte de passageiros devem se adaptar ao sistema de monitoramento da ANTT

Empresa deverá indenizar passageira vítima de ato obsceno em transporte coletivo

Uma concessionária do transporte coletivo deverá indenizar uma passageira em R$ 10 mil, a título de danos morais, por atos obscenos presenciados em um ônibus da empresa no município de Arroio do Silva.

Coronavírus em SC: Governo do Estado autoriza retomada do transporte coletivo interestadual de passageiros

A determinação está prevista no decreto 630 do Governo do Estado, de 1 de junho.

Coronavírus em SC: Governo autoriza retomada do transporte coletivo intermunicipal de passageiros

As empresas de transporte coletivo intermunicipal deverão manter a ocupação de até 50% da capacidade com os passageiros sentados intercaladamente